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Saiba como registrar a Declaração de Acidentes de Trânsito à Polícia Militar do Amapá

As informações são utilizadas de maneira sigilosa para fins estatísticos e de estudos, com foco na prevenção de acidentes e no reforço da segurança pública.

Por Marcelle Corrêa
14/03/2023 08h00

As informação do documento são utilizadas para evitar acidentes

A Polícia Militar do Amapá (PM-AP) conta com um sistema de Declaração de Acidente de Trânsito (DAT) para registro de acidentes considerados sem grande complexidade, como casos em que há apenas danos materiais. As informações serão utilizadas de maneira sigilosa para fins estatísticos e de estudos, com foco na prevenção de acidentes e no reforço da segurança pública.

De acordo com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), o registro deve ser feito pelas pessoas envolvidas direta ou indiretamente nos acidentes, dentro dos limites dos municípios, ou seja, fora de rodovias e estradas federais.

O sistema do DAT é online, acesse aqui. Ele é disponibilizado por meio de um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“O cidadão envolvido em sinistro pode fazer o registro na hora, apenas entrando no site através do link ou QR CODE disponibilizado nas redes sociais da Polícia Militar, Batalhão de Policiamento de Trânsito e Batalhão de Policiamento Rodoviário”, explicou o tenente Tachior Furtado.

Como registrar o DAT? 

  1. Acesse o site https://dat.pm.portal.ap.gov.br/declarante/declaracao;
  2. Clique na aba a "Iniciar Declaração" 
  3. Leia os Termos e Condições de Uso e prossiga com o preenchimento das informações pessoais; dos veículos envolvidos; e da narrativa do acidente; 

“A declaração estará sujeita à conferência para posterior liberação pela Polícia Militar e a aprovação do documento será informado através de e-mail, previamente cadastrado durante o processo de solicitação do DAT”, informou Tachior Furtado.

O declarante deve ser maior de 18 anos, sendo responsável pelas informações oferecidas no DAT, podendo sofrer sanções penais ou administrativas diante de informações falsas.

Durante o processo, serão registrados o IP (endereço exclusivo que identifica um dispositivo na Internet) e a data de abertura da declaração.

 

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