Amapá participa de encontro que busca fortalecer as políticas públicas culturais na Amazônia
Foram abordadas a execução dos recursos das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, e a criação da Câmara Técnica na estrutura do Consórcio da Amazônia.
Encontro de Secretários Estaduais e Dirigentes de Cultura aconteceu no Pará
Fortalecer a riqueza da diversidade cultural da Amazônia, esse foi o objetivo do Encontro de Secretários Estaduais e Dirigentes de Cultura, que aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Belém, no Pará, com a participação do Amapá e de outros estados da região norte.
Entre os temas em pauta, estavam a execução dos recursos das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, e a criação da Câmara Técnica de Cultura na estrutura do Consórcio da Amazônia, bloco regional que reúne os estados nortistas, além do Mato Grosso e Maranhão.
No encotro, a secretária de Estado de Cultura, Clícia Di Miceli, frisou que a melhor distribuição dos investimentos em cultura é essencial para ampliar as políticas públicas do setor, uma vez que a região norte recebe apenas 1% do fomento nacional destinado à área cultural.
"Compartilhamos nossos anseios e traçamos metas para que os recursos não fiquem centralizados nos grandes eixos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O Brasil precisa olhar para a Amazônia, que é cheia de particularidades”, disse a gestora.
Clícia complementou que a cultura brasileira está passando por um novo momento político, com a retomada de investimentos. Com isso, as instituições precisam reorganizar as ações de políticas públicas e se preparar para investir esses recursos.
Também participaram representantes da Cultura do Amazonas, Marcos Apolo; do Acre, Minoru Martins; de Rondônia, Madma Dias e Suelem Feitosa; e Leandro Grass, presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!