GTA resgata adolescente picado por cobra no Bailique
O transporte até a capital, que levaria até oito horas para ser feito, durou cerca de 40 minutos no helicóptero do GTA.
No meio da tarde, a equipe do GTA seguiu para fazer o resgate.
Um adolescente picado por uma cobra foi resgatado pelo Grupo Tático Aéreo (GTA) na tarde de sexta-feira, 29, no Arquipélago do Bailique, zona rural de Macapá. O transporte até a capital, que levaria até oito horas para ser feito, durou cerca de 40 minutos no helicóptero do GTA.
Na noite de quinta-feira, 28, Jairo Pereira, de 14 anos, foi picado por uma serpente da espécie comboia, que é venenosa, no quintal de casa, na comunidade de Itamatatuba. Ele foi atendido na Unidade Básica de Saúde do Bailique, mas precisava ser internado e tomar soro antiofídico, procedimentos que só poderiam ser feitos em Macapá. Sem embarcação para conduzir o paciente, o GTA foi acionado. O Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes) repassou as informações ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que entrou em contato com o médico da região para saber as condições do paciente e se ele poderia ser transportado de aeronave.
No meio da tarde, a equipe do GTA seguiu para fazer o resgate. “O paciente estava estabilizado; contamos com o apoio de um médico, que nos deu todas as informações sobre o rapaz. Em menos de 40 minutos, trouxemos ele para Macapá. Uma viagem que poderia durar até oito horas, se fosse de barco. Não saberíamos se ele ia suportar”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Roberto Neri, integrante do GTA.
Assim que o helicóptero pousou na capital, uma equipe do Corpo de Bombeiros fez o transbordo do paciente para a ambulância e o conduziu até o Hospital de Emergência (HE), onde vai continuar com o tratamento para eliminar as toxinas do veneno da cobra.
Todo o procedimento foi acompanhado pelo pai de Jairo, José Pereira, que ficou aliviado ao ver o rapaz ser levado para o atendimento especializado. “Foi difícil pra nós, que estávamos com ele desde o momento em que tudo aconteceu. Ele foi medicado lá na unidade de saúde, mas precisava ser trazido para Macapá. Graças a Deus, o GTA foi buscar a gente e tenho fé que ele vai se recuperar”, disse.
De acordo com o médico que fez o primeiro atendimento, Jairo, que estava com o pé direito muito inchado, não corria risco de morte, mas ele precisava ser internado para que o tratamento correto fosse feito.
Como acionar o GTA
Para esse ou qualquer outro tipo de ocorrência há um protocolo de acionamento que é feito pelo Ciodes, por meio dos números 190 e 192. Se houver necessidade, a equipe entra em contato imediatamente com o GTA para atender a ocorrência.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!