Governo do Amapá atua no 'Dia D' da Operação Átria, que combate a violência contra a mulher
Ação em parceria com o Ministério da Justiça, fez parte das atividades pelo Dia da Mulher e contra os crimes de feminicídio.
Ação é coordenada pela Delegacia de Crimes Contra a Mulher
Como parte das ações pelo Dia Internacional da Mulher, o Governo do Amapá deflagrou nesta quarta-feira, 8, o "Dia D" da Operação Átria de combate a violência contra a mulher. Em todo o estado mais de 100 agentes atuaram no cumprimento de mandados de prisão, busca de suspeitos e foragidos da Justiça pela prática de crimes de feminicídio, além de acompanhamento do cumprimento de 250 medidas protetivas.
O Dia D é representativo para o combate aos crimes contra as mulheres. A operação iniciou em 27 de fevereiro e segue até 28 de março, onde a polícia civil e todos os seus agentes estão atuando nos municípios no cumprimento dos mandatos.
"Hoje numa data tão importante, como Dia Internacional da Mulher, não é um dia só de celebração, mais também triste pelas mulheres vítimas de violência que sofrem dentro de casa a todo momento. A violência leva muitas vezes mulheres à loucura. É um problema gravíssimo que devemos enfrentar e melhorar a vida de quem pede socorro", disse Sandra Dantas, titular da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) e coordenadora da Operação Átria no Amapá.
"Através da operação que acontece em todo o país, esperamos que a gente consiga realmente levar os infratores e os autores desses crimes domésticos a Justiça, de uma maneira eficiente e celebre, e que a operação tenha também um caráter pedagógico para que outros deixem de praticar essa conduta", destacou Cézar Vieira, delegado-geral da Polícia Civil.
A Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amapá, estiveram presentes logo após a operação, em uma cerimônia na delegacia, que reuniu agentes, delegadas, policiais, para reforçou a importância de ações como esta para garantir a segurança das vítimas.
A Operação Átria é uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e acontece em todos os estados mais o Distrito Federal.
Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada "Triângulo Austral" do hemisfério estelar sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil, em alusão à posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher, retirando da condição de vítima e a pondo em evidência.
Denuncie
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através do 180, que atende todo o território nacional e funciona diariamente, 24 horas por dia.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!