Grupo de Trabalho do Governo avalia pedido de licenciamento ambiental para nova termelétrica no Amapá
A equipe é formada por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Eles terão o prazo de 30 dias para concluir as avaliações.
No Amazonas, equipe da Sema conhece mais sobre o licenciamento de termelétricas
Como parte de uma programação de serviços, uma equipe de servidores da Sema esteve em uma inspeção técnica a duas termelétricas na cidade de Manaus (AM) para conhecer as novas tecnologias empregadas na geração de energia e entender como é feito esse tipo de licenciamento no Amazonas. A comitiva sanou dúvidas sobre liberação de licenças prévias, licenças de instalação, compensações e Termos de Ajuste de Condutas (TAC). Há um rigoroso controle ambiental para o funcionamento das estruturas.
De acordo com o secretário adjunto da Sema, Cássio Lemos, foi possível observar que as atuais termelétricas não apresentam ações poluentes como as antigas estruturas.
A comitiva amapaense participou, ainda, de um encontro com técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas para troca de informações sobre licenciamento e monitoramento de termoelétricas e de um seminário sobre segurança energética, explicando as necessidades de termelétricas no Brasil - sem elas, poderia ocorrer um colapso na geração e distribuição de energia no país.
Existem em nosso país mais de 1000 usinas termoelétricas, sendo mais de 100 utilizam gás natural, espalhadas por vários estados. Todas estas usinas em funcionamento podem gerar cerca de 54 mil MW de energia (Megawatts), correspondendo a 24% de participação no sistema elétrico nacional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!