Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Centro de Referência em Doenças Tropicais alerta sobre sintomas e tratamento da tuberculose

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, conheça os sintomas e onde encontrar tratamento para a doença

Por Paolla Gualberto
24/03/2023 08h00

Atendimento inicia nas Unidades Básicas de Saúde

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, o Centro de Doenças Tropicais (CRDT) conscientiza as pessoas sobre os sintomas da doença, que possui tratamento ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem cura.

O Amapá contabilizou, em 2022, 400 casos de tuberculose, 60% na capital. Em 2021, foram 342 casos e em 2020, 269 ocorrências. Em 2023, já são 53 casos confirmados até o momento.

A doença é causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis, que afeta os pulmões. A transmissão acontece pelas vias aéreas, através da eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa.

Os principais sintomas são: emagrecimento acentuado, falta de apetite, cansaço excessivo, tosse com ou sem secreção por mais de três semanas e sudorese noturna. Ao identificar esses sinais, é preciso preciso buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) para iniciar o tratamento, que é feito à base de antibióticos e pode durar de seis meses a um ano.

A depender da situação, o paciente pode ser encaminhado para o CRDT, que atende casos mais complexos, como de pessoas que não tiveram diagnóstico fechado ou que que apresentam resistência ao tratamento.

"A tosse nunca vem como um sintoma único, se o paciente apresenta um quadro de tosse superior ao período de três semanas, por si só já é recomendado procurar ajuda médica. É importante que estejamos atentos aos sintomas, para que a doença seja combatida com rapidez, interrompendo o período de contágio”, completou o médico do CRDT, Paullo Danilo.

Após o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente, e em geral, após 15 dias o risco de transmissão da doença é reduzido.

Preconceito
Muitas pessoas desconhecem que, hoje em dia, há tratamento eficaz e cura para a tuberculose. Esse desconhecimento gera preconceito que, muitas vezes, faz com que o paciente se sinta socialmente isolado. Por isso, uma das preocupações dos profissionais do CRDT é acolher quem busca os serviços do Centro.

Para a aposentada Maria do Céu de Souza, foi um choque descobrir que tinha tuberculose, o medo de ser excluída socialmente desencadeou uma vergonha do diagnóstico.

"Foi um choque quando peguei o resultado e me deparei com o diagnóstico. Fui percebendo que as pessoas começaram a parar de me visitar por conta do preconceito com a doença. Apesar de tudo, estou sendo muito bem tratada aqui no centro, os profissionais são ótimos e me ajudam muito", afirmou Maria.

A filha da aposentada, Renata Souza, conta que o período dos primeiros dias após a descoberta da doença foi difícil para a família, que precisou enfrentar além da doença, os olhares de preconceito.

"Isso mexeu com o psicológico dela, a falta de informação sobre os dias de contágio e transmissão leva as pessoas a excluírem as pessoas doentes. A mídia tem um papel fundamental para divulgar e levar mais entendimento sobre a tuberculose”, disse Renata.

Maria do Céu e outros pacientes recebem todo o tratamento ofertado pelo CRDT, desde o diagnóstico, até acompanhamento nutricional e serviço social. Além de contar com dois médicos pneumologistas adultos e dois pediátricos.

O CRDT fica localizado na Rua Professor Tostes nº 2200 - Santa Rita, que funciona das 08h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!