Secretaria de Políticas para Mulheres apoia 1ª Feira do Empreendedorismo Feminino do 22º BIS
Ação foi realizada pela 22ª Brigada de Infantaria de Selva e gerou oportunidades de negócios para 25 mulheres.
A empreendedora Larissa Carelli é de são Tiago, Rio Grande do Sul aproveitou a oportunidade para mostrar seu trabalho durante a feira
Neste sábado, 11, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (Sepm) apoiou a 1ª Feira de Empreendedorismo Feminino da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22º BIS). A ação foi idealizada para gerar oportunidades e motivar mulheres que fazem parte do núcleo militar e passam por constante mudanças em missões pelo Brasil, junto com seus companheiros.
A feira aconteceu na Toca da Onça, zona oeste da capital, e contou com a comercialização de artesanatos, comidas típicas, cosméticos, roupas e decoração. Também houve atrações musicais, consultoria de moda, espaço de recreação infantil e gastronomia.
O evento ocorre durante o mês em que a Sepm coordena a programação "Março de Lutas: construindo um novo tempo", com serviços públicos e oportunidades para o público feminino.
A gestora da Sepm, Adrianna Ramos, reforçou que estimular o empreendedorismo fortalece a economia e é um incentivo para o empoderamento das mulheres.
“O empreendedorismo feminino transforma as relações sociais, faz crescer a economia, gera empregos e promove a autonomia das mulheres", disse a gestora.
De acordo com o general Marcos Vinícius Gomes Bonifácio, empreender já é um desafio que se torna ainda maior quando se trata da realidade de mulheres que não têm moradia fixa.
“A gente entende que o empreendimento da família militar é um grande desafio, essas mulheres são submetidas a um sistema constante de mudanças, em que precisam se adaptar. Com isso, procuramos fazer esse espaço para auxiliá-las na formulação de um mercado mais fácil para que as pessoas possam conhecer o trabalho delas", disse o general.
Para a empreendedora gaúcha Larissa Carelli, a feira oportuniza conhecer novas pessoas no Amapá, estado que acolhe sua família.
“Cheguei há pouco tempo lá de São Tiago, no Rio Grande do Sul e tenho levado algo comigo o lema ‘floresça onde Deus lhe plantar’, então tenho esse momento como oportunidade de mostrar o meu trabalho e crescer", disse Larissa.
As empreendedoras passaram por capacitação com a palestra "Resiliência para recomeço e não desistir", ministrada pela odontóloga e especialista em harmonização facial avançada Débora Sydow, que acompanha o marido militar em missão na Guiana Francesa.
“Aqui, apoiamos umas às outras, conhecemos a nossa realidade e sabemos que, a cada 2, anos existe o recomeço para nossas vidas e carreiras. Nessa rotina há 15 anos, sempre quis seguir carreira, então para mim nunca foi opção desistir, e quis deixar essa semente dentro delas", contou Sidow.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!