'É um ato de amor ao próximo', diz adventista em mutirão para doar sangue ao Hemoap
Enfermeira Sthefany Lima, de 28 anos, faz parte do projeto ‘Vida por Vidas’ que, a cada trimestre, mobiliza doações a hemocentros de todo o mundo.
Enfermeira Sthefany Lima faz parte do mutirão
"Eu estou feliz em ter a oportunidade de ajudar alguém nesse ato de amor ao próximo". A fala é da enfermeira Sthefany Lima, de 28 anos. Ela foi uma das pessoas que participou do mutirão de doações de sangue ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) nesta quinta-feira, 16.
A ação é organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia como parte do programa internacional "Vida por Vidas", que busca, a cada trimestre, mobilizar os fiéis para ajudar os hemocentros de todo o mundo.
Somando as doações espontâneas e do mutirão, foram 96 bolsas coletadas durante o dia, cada uma delas pode salvar até 4 vidas.
A chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Elmira Melo, destaca que o mutirão é sempre bem-vindo e que a parceria ajuda o estoque do hemocentro.
"Faz toda a diferença, não só porque promove uma ação de responsabilidade social entre os jovens, mas também porque reforça o estoque de sangue do Amapá, ajudando a salvar muitas vidas”, frisou Elmira.
O adventista e arquiteto Gabriel Santana, de 24 anos, também participou do mutirão, doando sangue pela segunda vez. Ele destaca que doar também é uma forma de altruísmo e evangelismo.
"Saber que eu estou ajudando alguém que eu nem conheço é uma forma de amor e também de testemunho. É nossa missão enquanto cristãos ajudar ao próximo e faço isso com muita fé", disse o jovem.
Projeto Vida por Vidas
É uma iniciativa voluntária promovida pelos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia desde 2005, com a proposta de contribuir com os hemocentros do país através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa.
Ele é parte da missão dos cristãos para a beneficiar o próximo, seguindo os valores de solidariedade, esperança e fé, como parte do potencial humano, e através do exemplo de Cristo, que se preocupava com cada pessoa, conhecia suas necessidades e sempre procurava minorar suas dores.
Saiba como colaborar com o Hemoap
As doações de sangue podem ser realizadas no hemocentro que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, bem no centro de Macapá.
O funcionamento do Hemoap é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento via WhatsApp pelo número (96) 98811-0200.
Para doar, é importante:
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter idade entre 16 e 69 anos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
- Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
- É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.
- Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!