No Amapá, laboratório do HE realiza em média mil exames diários
Espaço conta com equipamento "Vitrus", que utiliza tecnologia sustentável; atendimentos são voltados para pacientes internados e do ambulatório.
Principais demandas são de exames de bioquímica, hematologia, testes rápidos, coagulograma e urinálise
A superlotação do Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE) sobrecarrega muitos serviços da unidade e que, mesmo em meio as dificuldades, avançam aos poucos. Nos meses de janeiro e fevereiro, o laboratório do HE realizou mais de 61 mil atendimentos, tendo uma média diária de um mil exames.
O laboratório do HE realiza atualmente mais de 46 tipos de exames, dentre eles Covid-19, amilase, colesterol total, triglicerídeos, hepatites, lipase, troponina, cloretos, dentre outros.
"Nosso laboratório funciona 24h e quando a demanda está alta, os serviços ficam sobrecarregados e os exames têm o prazo do resultado estendidos, mas a nossa média é de 2h. Fazemos de tudo para dar vazão aos exames laboratoriais, especialmente de pacientes de urgência”, destacou Rainize Marques, administradora do HE.
De acordo com os dados da administração do hospital, em janeiro foram realizados 30.379 mil exames laboratoriais, sendo 13.471 mil do ambulatório e 16.908 mil de pacientes internados.
Desse total, a maior demanda é por hemograma completo (2.393 do ambulatório), seguido de exame de ureia (1.674 exames de pacientes internados), e de creatinina (1.049 do ambulatório e 1.673 de internados).
Segundo a biomédica Deisianne Castro, responsável técnica do laboratório do HE, hoje o espaço oferta exames de bioquímica, hematologia, coagulograma, urinálise e testes rápidos. Além disso, possui o equipamento "Vitrus", que realiza uma variedade de exames.
"Esse é o equipamento mais avançado do mercado com uma tecnologia sustentável porque não gera resíduos contaminantes, especialmente de resíduos líquidos para as redes de esgoto. Então, temos o equipamento necessário diante das demandas atuais da unidade", enfatizou a profissional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!