Governo do Amapá inicia elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos no Dia Mundial da Água
Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente deu início à construção de um importante instrumento norteador de políticas públicas ambientais.
Gestores e técnicos debateram diretrizes para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos do Amapá
Orientar o poder público e a sociedade sobre o uso, a recuperação e a preservação de cursos d'água, como rios, lagos e igarapés é o objetivo do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que começou a ser elaborado nesta quarta-feira, 22, pelo Governo do Amapá.
O governador Clécio Luís, o vice, Antônio Teles, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), além de representantes de instituições federais e estaduais envolvidas no tema, participaram de uma videoconferência para discutir a elaboração do plano.
"Esse plano é essencial para um estado que é cercado de água, que tem bacias muito importantes. A nossa principal bacia é o Rio Araguari, mas nós temos um domínio amazônico muito grande, temos atividades econômicas nesses rios. Quase todos os municípios do Amapá foram formados às margens de rios, então ter um plano que possa gerenciar esses corpos hídricos é fundamental para mantermos o estado preservado e produtivo", pontuou o governador.
Foram abordados temas como o "Retrato da Gestão de Recursos Hídricos na Região Norte do Brasil" e a experiência recente de atualização do plano criado pelo Estado de Pernambuco. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) foi representado pela coordenadora-geral de Gestão de Recursos Hídricos, Adriana Lustosa.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, falou da importância de um instrumento como o plano para gerenciar os recursos hídricos.
"Sabemos da necessidade de saber gerir esse elemento fundamental que é água. Nada mais apropriado que realizar esse debate, com o início da elaboração desse plano de gestão, especialmente nesta data, que se comemora o Dia Mundial da Água", ressaltou.
A intenção é nortear e conscientizar os órgãos competentes, as instituições públicas e privadas e a sociedade civil sobre a importância do uso da água de forma racional para que ela continue sustentando diversas atividades econômicas essenciais para o estado e para a vida das pessoas. Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!