Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Banco de Leite Humano capacita profissionais da saúde sobre manejo clínico da amamentação

Equipes vão orientar gestantes e puérperas sobre a prática e os benefícios do aleitamento materno.

Por Andreza Teixeira
24/03/2023 12h00

Curso é voltados para profissionais de saúde das maternidades e da Atenção Primária

Apesar do aleitamento materno ser um processo natural após o nascimento do filho, é necessário que os profissionais de saúde da atenção primária e hospitalar sejam capacitados para orientar as mães desde a gestação até o pós-parto. Para isso, o Banco de Leite Humano (BLH) está promovendo nos meses de março e abril, o primeiro curso de manejo clínico da amamentação.

A atividade, que iniciou na quinta-feira, 23, é voltada aos profissionais que atuam diretamente com as gestantes e puérperas. A ideia é que elas possam receber informações sobre o aleitamento materno e os benefícios para a saúde delas e da criança. Entre as principais orientações está a posição correta de amamentar o bebê, como explica a responsável técnica do Banco de Leite, Darcyneide Dias.

"Os profissionais de saúde das maternidades e da Atenção Primária devem estar capacitados para observar e avaliar uma mamada para caso seja necessário intervir com técnicas de aconselhamento e manejando da melhor forma possível. Nesse sentido, este curso se propõe a apresentar os principais conteúdos teóricos sobre o manejo da amamentação nos serviços de saúde para profissionais que atuam no atendimento às mães, às crianças e suas famílias nesse processo", explicou Darcyneide.


O técnico em enfermagem e cuidador infantil, Jardel Machado, relata que as atribuições do dia a dia acabam fazendo com que em alguns momentos esse incentivo à amamentação fique esquecido. Com o curso é possível reforçar as técnicas que podem ser desenvolvidas para o bem-estar da mãe e do bebê.

"Uma vez que começamos a atuar na área da saúde acabamos perdendo um pouco da prática do incentivo da amamentação e esse contato tão importante. Com o curso posso novamente desenvolver esse incentivo e lembrar do que eu nunca deveria ter esquecido, que é esse contato inicial que é tão importante para o recém nascido como pra família em geral", reforçou o profissional.

A consultora em aleitamento materno pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nádia Tostes, abordou a promoção e as práticas de parto e aleitamento.

"Estamos aqui compartilhando conhecimento junto aos profissionais para que eles possam promover o aleitamento materno e favorecer o momento entre mãe e bebê o mais precoce possível. Isso é crucial para a formação do vínculo, para ativação dos hormônios que fazem com que o leite desça com mais facilidade. A forma como esse bebê é recebido e a mãe é orientada é extremamente importante para que a gente incentive a amamentação ainda na sala de parto”, explicou Nádia.

O curso terá duração de 20 horas e está dividido em quatro módulos. Durante os encontros, os profissionais vão se capacitar para atender mulheres, crianças e suas famílias quando precisarem de apoio para estabelecer e/ou manter a amamentação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!