Semana de Aleitamento Materno incentiva a prática da amamentação saudável
O evento é promovido pela Sesa e desenvolvido pelo Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, com o objetivo de incentivar a pratica da amamentação.
A Sesa tem um projeto para ampliar a rede estrutura do Banco de Leite.
A abertura da XXV Semana Mundial de Aleitamento Materno, nesta terça-feira, 2, no Centro de Convenções Azevedo Picanço, foi marcada pela apresentação da banda de músicos do 34ª Batalhão de Infantaria e Selva, além de apresentações de ballet e música gospel.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e desenvolvido pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), com o objetivo de incentivar a pratica da amamentação saudável.
Profissionais da Atenção Básica, Saúde da Criança, Rede Cegonha, Secretaria de Saúde do Estado e do Município, além de representantes do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Estadual de Educação, participaram da programação de abertura que contou com palestras e apresentações especiais voltadas aos profissionais.
Segundo a secretária adjunta de Saúde, Rosália Freitas, a Sesa tem um projeto para ampliar a rede estrutura do Banco de Leite. “O banco tem uma estrutura pequena para uma demanda muito grande. A equipe consegue atender a capital e o município de Santana, mas nós temos o intuito de expandir esse serviço e atender os outros municípios”.
O tema deste ano é “Amamentação: Presente, saudável, futuro sustentável”. A proposta foi discutida pelo enfermeiro obstetra e representante da Rede Cegonha, Ronaldo Sales, que destacou o empenho do Ministério da Saúde (MS) para incentivar a amamentação saudável.
“Em dezembro do ano passado, o MS conseguiu a proibição de propagandas de produtos que possam interferir na amamentação, como mamadeiras, chupetas, papinhas e leites artificiais. Todos esses produtos interferem na amamentação”, ressaltou.
Ações de incentivo ao aleitamento materno estão sendo promovidas em todo o país, para mostrar os benefícios da amamentação na sobrevivência infantil. No Amapá, essas ações também fazem parte da programação, inclusive, com ações dentro das escolas e em estabelecimentos comerciais.
Para a coordenadora do Banco de Leite, Andrea Marvão, a campanha incentiva e também ajuda na captação de novas doadoras. “Toda a programação da Semana de Aleitamento Materno é para incentivar as mamães quanto à importância da amamentação, principalmente nos seis primeiros meses de vida do bebê. O trabalho é tão legal que além de orientar, a gente acaba conseguindo novas doadoras para o Banco de Leite, que contribuem com o aumento do estoque”.
Programação
Ações educativas nas escolas e stands de orientações sobre Aleitamento Materno em pontos comerciais
Dia: 3 e 4 de agosto
Encerramento com CineMaterna – Sessão de cinema especial para mães e bebês;
Dia: 5 de agosto
Horário: 11 horas
Local: Moviecom do Macapá Shopping
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!