Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Saiba onde solicitar a carteira de identificação para pessoas com autismo no Amapá

Documento garante acesso a direitos como atendimento prioritário, serviços de cidadania e isenção do IPVA.

Por Alice Valena
31/03/2023 07h00

Serviço especializado é ofertado em Macapá, Santana e Laranjal do Jari

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Amapá podem solicitar a Carteira de Identificação nas salas “TEAcolho”, instaladas no Super Fácil das zonas Sul, Oeste e Centro, em Macapá; e também nas agências de Santana e Laranjal do Jari. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

O documento é essencial para acesso a vários direitos, como atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, serviços de cidadania, isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de meia-entrada em sessões de cinema, eventos esportivos e culturais.

Desde o início do ano, os espaços TEAcolho prestaram mais de 700 atendimentos, e uma das atendidas foi a dona de casa, Silvia Rodrigues, que emitiu a carteira de identificação para o filho, Giovani, de 21 anos.

“Vamos viajar para encontrar meu outro filho na região Sul, e é importante meu caçula ter a carteirinha, com o atendimento preferencial em vários lugares”, ressaltou Silvia.

A diretora-geral do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), Renata Apóstolo, reforça que mesmo o dia dedicado à Conscientização do Autismo sendo celebrado oficialmente no domingo, 2, o respeito, apoio e dignidade na oferta de serviços públicos deve ser um compromisso para o ano inteiro.

“Os espaços TEAcolho, bem como sugere o nome, são destinados para acolher as pessoas. E já iniciamos o planejamento para ampliar a presença desse atendimento nas outras unidades que ainda não o possuem”, ressalta Renata.

A gestora reforça outro serviço especializado disponível: a emissão do Cordão de Girassol, que identifica pessoas com deficiências ocultas, como auditiva e de fala, além de fibromialgia, doença de Crohn, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), esclerose múltipla, e o autismo.

Documentação necessária para emissão da carteira de identificação:

  • Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da pessoa com autismo e do responsável legal;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • 2 fotos 3x4 atualizadas e com fundo branco;
  • Tipagem sanguínea da pessoa com autismo;
  • Laudo emitido por profissional especializado, com indicação do Código Internacional de Doenças (CID 10) correspondente ao transtorno identificado;
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!