Governo do Amapá ouve moradores do Curiaú sobre ações para fortalecer turismo e economia da região
Uma das demandas apresentadas foi a criação de um plano de uso sustentável do deck do balneário da localidade.
Moradores buscam tornar o espaço um corredor da economia criativa
Uma comitiva do Governo do Amapá esteve na comunidade do Curiaú, na zona rural de Macapá, para escutar os moradores e identificar quais demandas podem ser avaliadas pelo Estado para fortalecer o turismo e a economia do local, que é conhecido pela importância histórica e pelas belezas naturais.
No encontro, uma das demandas apresentadas foi a criação de um plano de uso sustentável do deck do balneário do Curiaú. Atualmente, o Governo do Amapá finaliza as obras de revitalização do espaço, que recebe nova estrutura de restaurantes, áreas cobertas, banheiros, piscinas naturais para crianças, guarda-corpo, pintura temática e exposição de fotos da região.
“A gente quer intensificar o Curiaú na rota do turismo, cultura e meio ambiente. Com a reforma do balneário, a gente espera que isso aconteça por meio da oferta de fomento pra comunidade, o que vai possibilitar a evolução do empreendedorismo e tornar esse espaço um corredor da economia criativa”, pontuou o morador e empreendedor Willy Myra, de 34 anos.
As paisagens, as tradições, a cultura e a história do Curiaú atraem visitantes de todo o estado para a região. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) acredita que esse potencial pode ser melhor explorado com a ajuda dos próprios moradores.
“Hoje, a gente veio dialogar com a comunidade com o objetivo de ouvir os anseios da comunidade pra que a gente possa entender o que eles querem aqui pro turismo, pra geração de renda, pra geração de emprego e movimentar a economia do quilombo”, ressaltou a secretária de Turismo, Anne Monte.
De acordo a Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Amapá, a reunião com os moradores faz parte do compromisso da gestão estadual em estabelecer um contato mais próximo com as comunidades amapaenses.
"A partir destes diálogos, a gente tem condições de começar a se posicionar em cada pasta, em casa secretaria para definir de qual maneira podemos construir o melhor caminho de gestão pública junto às comunidades", destacou Clícia Di Miceli, secretária de Cultura.
Além da Secult e Setur, estiveram presentes na reunião representantes das Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seint) e de Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
Reforma do deck do Curiaú
Os serviços têm investimento de R$1,9 milhão do tesouro estadual, e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2023.
Uma das principais prioridades do projeto é a inclusão, por isso o local terá adaptações em pontos estratégicos para portadores de mobilidade reduzida. O deck terá uma nova estrutura de restaurantes, áreas cobertas, banheiros, piscinas naturais para crianças, guarda-corpo, pintura temática e exposição de fotos do Curiaú.
As estruturas comprometidas pelo tempo, como o piso, já foram removidas. Uma limpeza minuciosa foi realizada nas áreas de várzea para receber a nova estrutura, que será feita em madeira de lei tratada, que, segundo estudos da Seinf, tem maior durabilidade contra as ações climáticas.
Os quiosques terão cobertura de telhas metálicas, ambientes internos e externos e vão contar com moderna iluminação em LED.
Novo sistema de tratamento do esgoto
Outra intervenção importante na reforma é o sistema de esgoto sanitário e outros resíduos, que antes eram despejados diretamente na natureza.
Dentro do projeto do novo deck, um sistema isolado de esgoto será construído com caixas de armazenamento em concreto, que poderão receber limpeza, de acordo com a demanda de uso, garantindo maior higiene ao banhista e preservação do meio ambiente.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!