Com confecção artesanal repassada por gerações, gengibirra é o 'combustível' do Ciclo do Marabaixo
Na Central do Marabaixo, é possível degustar a bebida no Gengibar.
Solange Costa, da comunidade Campina Grande, fabrica a gengibirra desde os 18 anos
"Desde pequena comecei a observar como era o preparo, e foi olhando que aprendi e passei a produzi", conta Solange Costa, de 57 anos. Ela faz parte do barracão da comunidade da Campina Grande, no Curiaú, e põe a mão na massa na confecção artesanal da tradicional gengibirra desde os 18 anos. Feita à base de gengibre, açúcar e aguardente, a bebida é uma espécie de combustível para os festeiros.
Esse é apenas um dos elementos que podem ser encontrado no "Gengibar", montando dentro da Central do Marabaixo, que foi instalada no Centro Cultural Raimundinha Ramos, para a abertura oficial do Ciclo do Marabaixo 2023. A programação, que iniciou na sexta-feira, 31, prossegue até domingo, 2 de abril.
A bebida, que desde 2019 é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Amapá, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem efeito anestésico, sendo usado para fortalecer a voz dos cantadores e cantadoras durante os ladrões (canções) de marabaixo, e claro, dar ainda mais ânimo para quem consome.
Saiba como preparar a gengibirra
"Primeiro a gente separa o gengibre e corta em pequenos pedaços, adiciona água e faz a mistura batidos no liquidificador", explica Solange. Após esse processo, a mistura é coada em uma peneira e com um pedaço de pano limpo.
"Em seguida colocamos o açúcar e aguardente", acrescentou a marabaixeira, que também destacou a versão não alcoólica da bebida. "Hoje nós também confeccionamos sem a aguardente, para atingir um novo público de pessoas", explicou.
Sobre o armazenamento da bebida, Solange explica que uma vez finalizada, desde que guardada em uma geladeira, o produto pode durar meses. "É um produto que pode não tem prazo de validade, só precisa estar guardado em uma geladeira, freezer que está pronto para ser consumido em qualquer tempo".
VEJA TAMBÉM
Alegria, rufar dos tambores e levantamento do mastro marcam a inauguração da Central do Marabaixo e abertura do Ciclo 2023
FOTOS: confira como foi a abertura do Ciclo do Marabaixo 2023
Governo do Amapá lança Central do Marabaixo para fortalecer tradição do Ciclo; veja programação
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!