Secretaria de Bem-Estar Animal inicia construção do planejamento estratégico de ações
O documento servirá como base para a condução de políticas públicas pelos próximos anos.
Elaboração do plano estratégico iniciou nesta terça-feira, 11
Estudo, diálogo e participação de setores públicos e privados da sociedade norteiam a construção do planejamento estratégico da Secretaria do Bem-Estar Animal, documento que funciona como base para a condução de políticas públicas pelos próximos cinco anos. A primeira reunião aconteceu nesta terça-feira, 11.
O processo ocorre em parceria com a Escola de Administração Pública (EAP) e, segundo a facilitadora, Luzete Ferreira, também poderá orientar outros estados, uma vez que o Amapá é o primeiro a instituir a pasta na estrutura administrativa do Governo.
"Significa que esse documento técnico irá orientar a missão e as prioridades da secretaria, e quais caminhos ela vai trilhar, com os planos de ações e objetivos estratégicos na formulação e execução de políticas públicas", enfatiza Luzete.
A secretária de Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, antecipa que entre as prioridades está “fechar o ciclo” do resgate e controle populacional dos animais em situação de rua, que consiste na retirada, tratamento de saúde, castração e encaminhamento à adoção.
“É um trabalho multissetorial que envolve e requer diálogo com toda a sociedade, desde a identificação e recolhimento dos animais, que é de responsabilidade dos municípios, até a educação para os cuidados com esses animais e a parceria com os órgãos da segurança pública, para a efetiva punição do abandono e dos maus tratos”, reforça Laudenice.
Bem-Estar Animal nas escolas
A gestora destacou, ainda, a campanha "Abril Laranja" para prevenção contra a crueldade animal. A pasta trabalha a conscientização nas escolas da rede pública estadual e também privada.
"Levaremos para crianças do 1º ao 5º ano uma série de palestras sobre ‘posse responsável’, porque ter um bichinho requer responsabilidade, levar ao veterinário, passear, alimentar e cuidar. Ter responsabilidade é um verdadeiro ato de amor, e as crianças são multiplicadoras do conhecimento", concluiu a secretária.
Confira o cronograma de visitas às escolas:
- Sexta-feira, 14
Escola Sesc Macapá
Horário: 10h
- 17 de abril
Escola Estadual Mãe Angélica
Horários: 10h e 16h
- 20 de abril
Escola Conexão Aquarela
- 24 de abril
Escola Estadual Prof. Antônio Munhoz
Horário: 10h
- 27 de abril
Escola Estadual Coelho Neto
Horário: 10h
- 28 de abril
Escola Estadual Alberto Santos Dumont
Horário: 10h
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!