Setec debate implantação do primeiro Parque Tecnológico do Amapá
Objetivo é fortalecer o desenvolvimento de pesquisas e inovações na área tecnológica, além de estimular o trabalho conjunto entre as instituições do setor
Setec reuniu com instituições científicas e tecnológicas
A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) reuniu com instituições das áreas de pesquisa, tecnologia e produção científica nesta quarta-feira, 12, para discutir a implantação do primeiro Parque Tecnológico do Amapá.
A ideia é que o parque funcione como um complexo produtivo industrial e de serviços de base científico-tecnológica para que instituições públicas e privadas, cuja atuação seja baseada em pesquisa e desenvolvimento, possam crescer e trabalhar de forma cooperada.
"O Amapá precisa de um parque tecnológico para ajudar a destravar o crescimento de muitos empreendimentos e potencialidades que vão acelerar o desenvolvimento do nosso estado. Neste momento, estamos nos reunindo com instituições do setor para debater ideias sobre quais modelos se encaixam melhor para a nossa realidade", destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Edivan Barros.
Para explicar como é a estrutura e a funcionalidade de um parque tecnológico, a Fundação Guamá, instituição responsável pela criação do único empreendimento do tipo na Amazônia, construído em Belém (PA), foi convidada a participar da reunião.
"Atualmente, o nosso parque tem 50 empresas residentes e 80 associadas, que atuam em diversas áreas como construção civil, biodiversidade e, principalmente, comunicação e tecnologia da informação. Com o apoio e assistência que recebem, os empreendimentos conseguem desenvolver produtos e serviços com alto valor agregado e forte nível de competitividade", ressaltou o diretor-presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites.
O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá é uma organização pública de pesquisa e desenvolvimento fundada em 2010, a partir da cooperação entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Amazônia (Ufra) e Fundação Guamá.
Na oportunidade, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) apresentou um projeto piloto para instalação de um parque tecnológico no estado, que teria como foco fazer a incubação de empresas, estimular a formação e cultura empreendedora, criar uma rede de parceiros e promover a internacionalização das empresas residentes e associadas.
"É um esboço do que a gente imagina e quer para o primeiro parque tecnológico do estado. Ter uma estrutura dessa aqui vai ajudar no desenvolvimento não só de empresas, mas também do Amapá", pontuou a diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unifap, Cristina Baddini.
Além da Fundação Guamá e Unifap, participaram do encontro representantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Associação Amapaense de Empresas de Tecnologia (Amapatec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e os serviços Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Social da Indústria (Sesi) e Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!