Governo do Amapá revitaliza espaços físicos da UPA Zona Norte
Unidade realiza cerca de 6 mil atendimentos por mês. Áreas como sala vermelha e consultório médico já receberam melhorias.
Sala Vermelha foi revitalizada para atender pacientes em estabilização
O Governo do Amapá segue com as medidas emergenciais para melhorar a assistência à população. Uma das ações é revitalização e readaptação de espaços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, resultando em melhorias estruturais para receber os cerca de 6 mil pacientes por mês, da média complexidade.
Atualmente, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) realiza a adaptação de dois espaços do prédio que serão utilizados para o armazenamento de correlatos e medicamentos. Também está em construção a Sala de Repouso Multiprofissional e a reforma de forro, calçadas e do refeitório.
Já receberam intervenções, com recursos da própria unidade, a Sala de Triagem, um consultório médico, Sala de Coleta e, mais recentemente, a Sala Vermelha, destinada para pacientes em estabilização e que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A Sala Vermelha tem capacidade para atender até três pacientes ao mesmo tempo e está equipada com monitores cardíacos, desfibrilador, ventiladores mecânicos e instrumental para procedimento de emergência.
A UPA é administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo o diretor da unidade, Reginaldo Souza, todos os dias são contabilizados avanços e os espaços reformados garantem mais conforto para os pacientes e mais qualidade nos serviços prestados pelos profissionais.
"Em pouco tempo de gestão já conseguimos mudanças significativas e todos os dias trabalhamos para melhorar alguma coisa aqui dentro. Em um ambiente melhor, os profissionais desenvolvem suas atividades de forma mais satisfatória", disse Souza.
A UPA da Zona Norte fica no bairro Novo Horizonte, na avenida Francisco Alves Corrêa, 1527, e funciona 24 horas. É recomendável procurar a unidade nas seguintes situações de urgência e emergência:
- Febre alta acima de 39º
- Intensa falta de ar
- Cólicas renais
- Dor abdominal moderada
- Vômito constante
- Queda
- Convulsão
- Dor forte no peito
- Ferimento com febre
- Queda com torção ou suspeita de fratura
- Pressão alta
- Parada cardiorrespiratória
- Alergia e gripe forte
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!