Governo do Amapá conhece planejamento de competições do futebol amapaense para 2023 e 2024
Encontro com o governador teve apresentação do Troféu O Rei Pelé, que será entregue ao vencedor do Amapazão deste ano.
Com a reunião, o Governo reforça que busca fortalecer as políticas e ações de esporte e lazer
As competições do futebol amapaense recebem o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA). Nesta quarta-feira, 19, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) apresentou ao governador Clécio Luís o planejamento para as competições profissionais e não profissionais dos anos de 2023 e 2024.
"O calendário esportivo já começou. É importante nos nós reunimos para acompanhar e ver tudo o pode ser melhorado. Vamos ouvir as demandas, dar celeridade ao que precisa e estimular o futebol como um instrumento de lazer e de geração de emprego e renda", destacou o governador.
Com a reunião, o Governo reforça que busca fortalecer as políticas e ações de esporte e lazer, com ênfase na saúde física e mental.
No encontro, que ocorreu no Palácio do Setentrião, a embaixadora do futebol amapaense Luana Letícia apresentou o troféu "O Rei Pelé", que será entregue ao time vencedor deste ano do Campeonato Amapaense, o Amapazão.
"É importante o Estado ter esse olhar diferente e atendo para o esporte. Viemos convidar o governador para integrar os jogos e trouxemos as propostas para o Governo estar em parceria com o futebol amapaense", comentou o vice-presidente da FAF, Netto Góes, que esteve acompanhado do presidente da Federação, o deputado estadual Roberto.
O calendário promove 8 competições ao longo do ano, reunindo 42 clubes, sendo 8 deles profissionais. São mobilizados nos jogos aproximadamente entre 500 e 600 atletas.
Um dos projetos apresentados tem custo de R$ 3 milhões, beneficiando 8 clubes e mais 15 ligas desportivas, tanto do masculino e feminino, em todos os 16 municípios. O outro tem previsão de R$ 3,5 milhões para executar competições do ano de 2024, mas antecipando as ações para novembro de 2023.
“Esses projetos do futebol amapaense que abrangem o profissional e o não profissional buscam garantir a realização das competições em 2023 e também para 2024, porque já queremos começar o calendário em novembro. Somos o último campeonato estadual do ano, por causa das chuvas, pela contratações de jogadores, e queremos mudar isso”, comentou o presidente da FAF, Roberto Góes, que também é vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Estádios
Na ocasião, os presidentes de clubes pediram ajuda do Estado para melhorar os espaços onde acontecem os jogos.
"Os clubes pedem esse carinho para o nosso querido Zerão, para que possamos ter um estádio maior, com estrutura melhor, e que possa agregar todos", disse Socorro Marinho, do Trem Desportivo Clube.
Presidente do Independente Esporte Clube, de Santana, Rodrigo Tork, solicitou manutenção do estádio Augusto Antunes.
"O Zerão é bastante usado, e temos outra opção que é o Augusto Antunes, mas que precisa de manutenção. A gente tem movimentado o campeonato e esse investimento desafogaria o Zerão, levando jogos também para Santana. A gente tem se empenhado para fazer um campeonato ainda melhor e o apoio do Governo é primordial", comentou Tork.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!