Governo do Amapá apresenta projetos de infraestrutura do Quilombo do Rosa para moradores da comunidade
Escuta pública aconteceu neste sábado, 22. Local receberá pavimentação asfáltica e reforma da capela e arena esportiva.
Moradores puderam opinar sobre as intervenções
O Governo do Amapá apresentou à população de Quilombo do Rosa, na zona rural de Macapá, os projetos de pavimentação asfáltica e com bloquetes na comunidade e de reestruturação da capela e da arena poliesportiva. A escuta ativa com os moradores aconteceu neste sábado, 22.
A pavimentação vai alcançar a sede da comunidade e o ramal conhecido como Farinha Seca, que liga o Quilombo Rosa à Rodovia AP-070, conhecida como Rodovia do Curiaú, e à BR-156, que atravessa o estado.
O vice-governador, Teles Júnior, apresentou as ações aos moradores. Para ele, os investimentos vão fortalecer o potencial agrícola do lugar, que se destaca na produção de alimentos como a macaxeira.
“A pavimentação do ramal Farinha Seca é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da região, devido ao escoamento agrícola e à maior mobilidade”, destacou o vice-governador.
Para a líder da comunidade, Joelma Menezes, este é um momento que mostra a atenção do poder público com o Quilombo do Rosa.
“A gente sente que agora está sendo ouvido! Sabemos que são obras importantes para o desenvolvimento local e também do nosso estado”, frisou Joelma.
As obras de desenvolvimento da região contam com recursos de emenda federal do senador Davi Alcolumbre e contrapartida do estado. O secretário de estado de Transportes, Valdinei Amanajás, explicou como serão feitos os trabalhos.
“Faremos a pavimentação em bloquete dentro da comunidade e a pavimentação asfáltica de todo o ramal, que possui, aproximadamente, 1km de extensão. Estaremos sempre realizando essa escuta ativa com os moradores para que, em breve, possamos retornar já com a ordem de Serviços”, reforçou o gestor.
Antes dos projetos serem apresentados à comunidade, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) fez uma análise de todas as medidas compensatórias e mitigatórias, devido aos impactos ambientais das obras.
A reunião de apresentação do projeto também contou com a participação das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Rural (SDR), de Cultura (Secult), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e de Infraestrutura (Seinf).
Estiveram presentes, ainda, a Fundação Marabaixo, Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!