Embaixada norte-americana conhece potencialidades ambientais do Amapá
Equipe técnica da Sema apresentou o panorama do estado mais preservado do Brasil à Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada.
Encontro aconteceu nesta quinta-feira, 27
As potencialidades ambientais do Amapá foram apresentadas à Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, nesta quinta-feira, 27. Em visita à capital amapaense, o conselheiro chefe do setor, Glenn Fedzer, teve a oportunidade de conhecer mais sobre a natureza do estado amazônico, os esforços para combater crimes ambientais e as iniciativas na área climática.
A equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) detalhou o panorama do estado mais preservado do Brasil, com destaque para as principais unidades de conservação estaduais, que somam mais de 3 milhões de hectares.
“É muito útil para nós conhecermos autoridades estatais e ouvirmos a comunidade local. É importante ver essa realidade do Amapá, ao invés de ouvir sobre ela em Brasília”, declarou Glenn Fedzer.
O coordenador de gestão de unidades de conservação e biodiversidade da Sema, Euryandro Costa, destacou o principal potencial da Floresta Estadual (Flota) do Amapá para os manejos florestais sustentável empresarial e comunitário e familiar.
“Incentivar e estabelecer políticas públicas que viabilizem atividades de manejo florestal é uma estratégia que gera melhoria na qualidade de vida das comunidades desta unidade de conservação e entorno”, disse Euryandro.
Na ocasião, foi feita também uma breve exposição da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, que fica localizada na região Sul do Estado, com a atividade extrativista voltada, principalmente, para a extração e beneficiamento da castanha-do-brasil.
A secretária de Meio Ambiente, Taísa Mendonça, falou sobre o desafio do estado na busca pela conciliação entre práticas que sejam economicamente viáveis, ambientalmente responsáveis e sustentáveis.
“O nosso maior desafio é associar a preservação com o desenvolvimento social, econômico e ambiental, valorizando todo o potencial que nós temos aqui, de acordo com a política do Governo do Estado de uma gestão alinhada e de priorização das questões ambientais", destacou Taisa Mendonça.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!