Escola de Saúde Pública do Amapá promove curso de qualificação sobre gestação de alto risco
Programação acontece neste sábado, 29, e é voltada a servidores de hospitais e unidades mistas do estado
Curso reúne profissionais de diversas unidades de saúde do estado
A Escola de Saúde Pública do Amapá (ESP) realizou neste sábado, 29, um curso para servidores de Unidades Mistas de Saúde e hospitais de todo o Estado sobre a assistência à gestação de alto risco. A qualificação também abordou o risco gestacional para diabetes e síndromes hipertensivas.
O início imediato do processo do pré-natal e uma avaliação de risco adequada reduzem consideravelmente a mortalidade da mãe e do bebê. Por isso, os profissionais devem estar atentos para as alterações que apontem algum risco gestacional.
A professora e enfermeira obstétrica Karina Mendes ressaltou a importância de profissionais capacitados na assistência primária, reduzindo complicações futuras na gravidez e no parto.
“Se eu tenho um técnico devidamente instrumentado, que compreende o papel dele dentro da assistência, eu reduzo a mortalidade materna e neonatal, impactando diretamente na qualidade do desenvolvimento gestacional daquela mulher”, destaca a enfermeira obstétrica.
Para o diretor geral da ESP, Marcelo Furtado, a capacitação visa melhorar a qualidade de atendimento para as pacientes que apresentam quadro de alto risco clínico.
“Capacitar esses profissionais que estão na linha de frente desses atendimentos é essencial, para que a paciente que apresente fatores de risco seja bem encaminhada e assistida”, completa o diretor geral.
Antes de ser realizado, o curso passa pela análise do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), onde são levantadas as necessidades e dificuldades das unidades de saúde, para, então, fornecer uma qualificação adequada e transformar o problema em ações resolutivas para os servidores e comunidade em geral.
A Escola de Saúde Pública do Amapá é responsável por desenvolver competências e promover a qualificação de profissionais atuantes no SUS no Amapá, por meio da difusão de conhecimentos gerados a partir da integração ensino-serviço.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!