Governo do Amapá leva imunização a 78 idosos do abrigo São José no Dia D contra a influenza
Ação ocorreu neste sábado, 29. A terceira idade faz parte dos grupos prioritários da campanha, que vai até 30 de maio.
Vigilância em Saúde realizou a ação
Profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá imunizaram 78 idosos do abrigo São José, na capital, neste sábado, 29. A ação faz parte do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a estratégia nos estados da região norte para garantir que as pessoas estejam protegidas no período de maior ocorrência da doença.
A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que, além de idosos, incluem crianças, gestantes e professores (veja lista completa ao fim da matéria).
“Os idosos são muito vulneráveis às doenças respiratórias devido ao sistema imunológico ser frágil, por isso precisamos reforçar e manter em dia as vacinas desse grupo”, informou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.
Além de imunização contra a influenza, alguns idosos do abrigo também receberam a vacina bivalente contra a Covid-19.
Um dos idosos atendidos foi o Inaldo Gomes da Costa, de 71 anos, que ficou gripado duas vezes este ano, em uma delas precisou de cuidados redobrados com a saúde.
“Agora, estou protegido com a vacina contra a gripe, eles estão cuidando da minha saúde”, disse o idoso.
Dia D contra a influenza
O dia D foi realizado em todos os municípios do estado. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A campanha até o dia 30 de maio. Até o momento, o Amapá atingiu 30% da cobertura vacinal.
“O foco do dia D é a vacina contra a influenza, com cepas atualizadas (A, dos tipos H1N1 e H3N2; e B), mas a população pode aproveitar nos postos de saúde para atualizar a caderneta com as vacinas de rotina e contra a Covid-19”, explicou a coordenadora Estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira.
A doença
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.
Os grupos prioritários são:
- Crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Povos indígenas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas maiores de 60 anos;
- Professores de escolas públicas e privadas;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Integrantes das Forças Armadas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!