Governo do Estado capacita técnicos de Macapá para testagem da tuberculose latente
O exame IGRA faz a pesquisa da doença por meio do sangue do paciente nos casos onde a infecção não se manifesta.
Capacitação foi destinada a técnicos, biomédicos e bioquímicos para detecção da doença.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou nesta quarta-feira, 3, a capacitação de técnicos, biomédicos e bioquímicos das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Vigilância em Saúde de Macapá para coleta de amostras no teste da tuberculose latente.
Também chamado de teste de liberação de interferon-gama (IGRA), o exame faz o rastreio da infecção da tuberculose nos casos onde a doença não se manifesta, mas permanece se replicando de forma intermitente.
A testagem avalia, por meio do sangue do paciente, se ocorreu contato com a bactéria causadora da doença. O método foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em novembro de 2020.
“Esse sistema possibilita a otimização e acompanhamento das etapas de realização dos exames, a emissão de relatórios quantitativos, gerenciais e epidemiológicos, subsidiando a tomada de decisão no direcionamento de ações em saúde pública”, ressaltou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.
O exame é destinado especialmente às pessoas vivendo com HIV que tenham contagem de linfócitos TCD4 maior que 350 células/mm³; crianças que tiveram contato com casos de tuberculose ativa, entre 2 e 10 anos de idade; e pessoas candidatas a transplante de células-tronco.
“Para a realização do IGRA há a necessidade de fluxo de transporte de amostra e estrutura laboratorial adequada, com equipamentos específicos. Por essa razão, estamos treinando os profissionais da saúde, e o Lacen é responsável pela análise do material”, destacou a diretora-executiva do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Lindomar dos Anjos.
Além do IGRA, são recomendados exames como PPD, que é a triagem padrão para identificar a presença de infecção pela bactéria M. tuberculosis, e radiografia de tórax.
Para a investigação de tuberculose ativa, fase em que pode ser transmitida para outras pessoas, é necessário procurar pelos sintomas da doença, que incluem febre, cansaço, sudorese noturna e tosse seca por mais de três meses.
De acordo com o município, o teste IGRA será disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Marcelo Cândia, na Zona Norte de Macapá, e Congós, na Zona Sul.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!