Procon Amapá orienta consumidores e comerciantes sobre compras e vendas de Dia das Mães
Ação educativa iniciou nesta quarta-feira, 3, por estabelecimentos comerciais da Zona Norte da capital.
Ação teve início por estabelecimentos da Zona Norte de Macapá
Com a proximidade do Dia das Mães, este ano celebrado em 14 de maio, muitos amapaenses procuram pelo presente ideal e o comércio já se prepara com ofertas e promoções. Para orientar a clientela e comerciantes neste período, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) deu início, nesta quarta-feira, 3, às ações educativas nas áreas comerciais de Macapá sobre as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A ação começou pelos estabelecimentos voltados aos ramos do vestuário, acessórios, perfumaria, calçados, eletroeletrônicos e eletrodomésticos da Zona Norte da capital. Durante a manhã, as equipes do Procon estiveram em sete lojas. A estratégia também vai alcançar restaurantes da cidade.
“Eles estão sendo orientados sobre a legislação consumerista. Também estamos fazendo a distribuição de exemplares do CDC”, explicou a chefe da ação, Jaqueline Fernandes.
O trabalho de fiscalização é rotineiro, mas é intensificado em datas comemorativas, quando se elevam as buscas por produtos nas áreas comerciais da cidade, principalmente os que se encontram em promoção.
A ação se estende até 12 de maio e também acontece de forma virtual, com orientação aos comerciantes e consumidores através das redes sociais e mídias locais. Acesse o perfil do Procon no Facebook e no Instagram.Orientação para os consumidores
Para os consumidores, as orientações são: pesquisar preços; ficar atento ao valor do serviço ou produto para cada modalidade de pagamento.
O estabelecimento pode fazer a diferenciação de preços, conforme a forma de pagamento, seja por meio de dinheiro, cartões e cheque. No caso do parcelamento, observe os juros incluídos nas parcelas.
Nas compras pela internet ou catálogo, leia atentamente os critérios para aquisição do produto, como características, formas de pagamento e, especialmente, o prazo de entrega, uma vez que o Dia das Mães já se aproxima.
Para as modalidades de compra fora do estabelecimento, existe o prazo de arrependimento de sete dias a partir do recebimento do produto.
Serviços e denúncias
Para esclarecer dúvidas, conhecer os serviços e realizar denúncias, a população pode recorrer à sede do Procon-AP, na Avenida Henrique Galúcio, 1155 – B, no Centro de Macapá. O Instituto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30. Denúncias e reclamações podem ser feitas também pelos números: 151 ou 3312-1021
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!