Governo do Amapá apoia programa 'Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais'
Implantado em formato piloto no Amapá, projeto busca estratégias para atingir as metas recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Nesta quinta-feira, 4, SVS reuniu com prefeituras para tratar sobre reforço do projeto
O Governo do Amapá incentiva o aumento da vacinação em todo o estado com apoio ao programa federal “Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais”. A iniciativa busca criar uma ampla rede de colaboração onde cada setor da sociedade desempenha um papel decisivo no enfrentamento à queda na adesão às vacinas em todo o país.
Nesta quinta-feira, 4, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) reuniu com representantes dos municípios de Macapá, Santana, Itaubal, Cutias e Mazagão para abordar políticas de reforço do projeto, que foi implantado em formato piloto no Amapá ainda em 2021.
No estado, a cobertura vacinal ainda está abaixo do percentual de 95% estabelecido pelo Ministério da Saúde, mesmo com as intensas campanhas dos órgãos públicos e com a disponibilidade de 19 tipos de imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação nos municípios.
“O projeto prevê a implementação de apoio estratégico ao PNI para reverter à queda nas coberturas vacinais e, assim, assegurar o controle de doenças imunopreveníveis como o sarampo, a poliomielite, a gripe, o câncer de colo do útero, meningites e todas as outras cujas vacinas são disponibilizadas gratuitamente para a população”, explicou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.
Para o coordenador de Imunizações do município de Itaubal, Dyckson Haja, é fundamental fortalecer a colaboração entre os municípios.
“Só vamos reconquistar as metas de vacinação ideais conhecendo a realidade e as dificuldades de cada um. É trabalhando junto com os representantes e líderes locais que vamos alcançar os objetivos”, afirmou.
O projeto pretende, ainda, sensibilizar a população e criar uma grande rede de solidariedade; organizar e analisar informações sobre as causas das baixas coberturas vacinais; propor e desenvolver soluções para gargalos e dificuldades em conjunto com estados e municípios.
“Nossa proposta é acompanhar, monitorar e avaliar a execução dos planos municipais, fortalecendo o intercâmbio das melhores práticas; além de desenvolver e propor um plano de ação para disseminar a metodologia em todo o país”, pontuou a coordenadora Estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!