'Polícia Civil nas Escolas' já alcançou centenas de pais, educadores e alunos das áreas urbana e rural do Amapá
Palestras levam orientações de segurança no ambiente escolar para instituições públicas e privadas do estado.
Projeto é coordenado pela Delegacia Especializada em Investigações de Atos Infracionais (Deiai)
Como parte das ações do Governo do Amapá de prevenção a crimes e garantia de segurança no ambiente escolar, o “Projeto Polícia Civil nas Escolas” segue atendendo instituições de ensino das áreas urbana e rural do estado.
Desde o mês de abril, quando iniciou, sete escolas da rede de ensino amapaense já receberam as palestras e instruções coordenadas pela Delegacia Especializada em Investigações de Atos Infracionais (Deiai) com orientações sobre como identificar, prevenir e denunciar delitos nas escolas.
Durante os encontros, que reuniu centenas de professores, alunos, pais e responsáveis, foram destacadas as responsabilidades, ações e medidas socioeducativas previstas para alunos ou agentes externos, que pratiquem atos infracionais e criminosos nas escolas, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As ações, que acontecem conforme agendamento, têm o objetivo de chegar na maioria das localidades do Amapá, independente da região, como aconteceu na Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, localizada na Ilha de Santana.Na oportunidade a delegada Daniella Graça, coordenadora do Polícia Civil nas Escolas e titular da Deiai, também orientou sobre a atenção ao uso de aplicativos, jogos na internet e redes sociais pelos alunos, que podem servir como instrumento de abordagem dos criminosos que aproveitam ferramentas tecnológicas para praticar crimes contra as crianças e adolescentes.
"Estamos trazendo a comunidade escolar todos os esclarecimentos sobre as consequências dos atos praticados em ambiente escolar e a atenção e acompanhamento que todos devem ter com seu filho, aluno, crianças, adolescentes e jovens, para que não sejam vítimas ou pratiquem qualquer tipo de infração e venham responder a ações judiciais”, destaca a delegada.
As próximas ações do projeto vão acontecer na Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo, nesta sexta-feira, 5, às 8 horas, no bairro Santa Rita, e na Escola Conexão Aquarela, no dia 12 de maio, às 8 horas, no bairro Beirol.
Polícia Civil nas Escolas
Palestras realizadas:
- Escola Estadual Mário Quirino
- Escola Estadual Barão do Rio Branco
- Escola Municipal Aracy Nascimento
- Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva
- Escola Estadual José do Patrocínio
Palestras agendadas:
- Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castilho – quinta-feira, 5 de maio
- Escola Conexão Aquarela – 12 de maio
Fase de agendamento:
- Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva
- Escola Municipal Aracy Nascimento
- Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café
Agendamentos
Os pedidos das palestras para escolas públicas e privadas podem ser feitos presencialmente na Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (Deiai), localizada na Avenida FAB, 1851, Santa Rita ou pelo email: deiai@policiciacivil.ap.gov.br. O solicitante deve colocar um número de telefone para a equipe entrar em contato.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!