Em um ano de atuação, Força-Tarefa realizou mais de 80 prisões de criminosos no Amapá
Foram quase 20 operações que também resultaram em apreensões de armas, munições entorpecentes. Balanço foi apresentado nesta quinta-feira, 4.
Balanço das ações foi apresentado durante a celebração de um ano da Força-Tarefa
A Força-Tarefa de Segurança Pública do Amapá (FTSP) apresentou, nesta quinta-feira, 4, o balanço do primeiro ano de atuação no combate a grupos criminosos e prevenção à violência. As 19 operações deflagradas nesse período resultaram em 84 criminosos presos.
Os números da FTSP também destacam a apreensão de armas de fogo e munições, 85 quilos de entorpecentes e 65 celulares retirados do sistema prisional, resultado fundamental para a desarticulação do crime e desdobramento das investigações.
Integradas, as forças de segurança atuam com o objetivo de intensificar o enfrentamento aos grupos e associações criminosas, sobretudo no combate ao tráfico de drogas e armas, furtos e roubos, receptação de cargas e valores, lavagem e ocultação de bens, direitos e valores.
O governador em exercício, Antônio Teles Júnior, reforçou o papel estratégico da Força-Tarefa para o combate a atividades ilegais que atuam em âmbito nacional e internacional, por meio do amplo compartilhamento de informações entre os órgãos estaduais e federais.
"Nos últimos dez anos, houve um deslocamento do centro dinâmico do tráfico internacional de drogas das regiões Sul e Sudeste com maior intensidade para a Região Amazônica. Iniciativas como a Força-Tarefa são exitosas pois temos a respeitabilidade das forças policiais no estado, e isso só acontece pelo empenho e dedicação dos nossos profissionais”, disse Teles Júnior.
O secretário de Segurança Pública, José Neto, pontua que essa união de esforços possibilita o emprego de ações mais efetivas para a diminuição da criminalidade e da violência no estado.
"Destacamos as ações na penitenciária, em que foi apreendida uma quantidade significativa de aparelhos celulares. Dentro do sistema prisional, os celulares são meios para a articulação de crimes. Com as apreensões, houve a responsabilização criminal de vários suspeitos”, enfatizou o gestor.
Início da Força-Tarefa
O acordo de cooperação técnica para criação da FTSP foi formalizado em 2021 e implementado em 2022. O grupo conta com o trabalho operacional e de inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp), Polícia Federal (PF), Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O superintendente da Polícia Federal no Amapá, Anderson Bichara, frisou que durante muitos anos a PF olhou para os crimes violentos de maneira isolada, trabalhando individualmente. O acordo de cooperação surgiu da necessidade de aprimorar a atuação das instituições no estado.
"A Força-Tarefa surgiu do reconhecimento de que cada instituição policial tem um papel, uma vocação e uma experiência. Os resultados são consequência desse trabalho. A grande satisfação é perceber que o tempo foi passando e o trabalho não perdeu força, pelo contrário, permanecemos extremamente engajados”, concluiu Bichara.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!