Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Samu leva capacitação de atendimento pré-hospitalar para profissionais de saúde e bombeiros civis de Mazagão

Servidores recebem aulas práticas sobre técnicas de remoção e de atendimento a vítimas por arma de fogo e arma branca.

Por Andreza Teixeira
05/05/2023 12h20

Capacitação encerra nesta sexta-feira, 5, com avaliação prática

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realiza o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Avançado para 32 profissionais da Unidade Mista de Saúde (UMS) de Mazagão. Entre os participantes, estão enfermeiros, técnicos de enfermagem e bombeiros civis que realizam a remoção de vítimas de acidentes e traumas. 

Ao longo de três dias, os profissionais recebem aulas práticas sobre técnicas de remoção e de atendimento a vítimas por arma de fogo e arma branca. A capacitação encerra nesta sexta-feira, 5, com uma simulação para avaliação dos alunos. 

Este ano, Mazagão é o primeiro município a receber a capacitação que, ainda nesse primeiro semestre, também será realizada no município de Laranjal do Jari. O coordenador do Núcleo, Márcio Gonçalves, explica como funciona o curso. 

“É dividido em três estações, onde os participantes aprendem a fazer a retirada das vítimas em ângulos e a atender situações de traumas com ferimentos por armas. Quem ganha é a população do município que passa a ter pessoas capacitadas que vão poder agir no suporte avançado, conseguindo atender pacientes de traumas diminuindo, os riscos de causar danos maiores”, explicou Gonçalves.                                

 Um dos participantes do curso é o enfermeiro Jhonatan Vieira. Para ele, o conhecimento é fundamental na hora de tomar decisões e diminuir o risco de vida da vítima.

“Como enfermeiro e morador de Mazagão, posso dizer que esse curso vai contribuir muito nos atendimentos, já que corriqueiramente temos esses casos de alta complexidade aqui no município. Trabalhamos com vidas e, às vezes, o mínimo de conhecimento pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida mais rápido”, contou o servidor. 

O Núcleo de Educação também já tem um cronograma para realizar treinamentos de atendimento básico em escolas do Amapá. Em 2022, o  Samu em Urgência do Samu levou o curso de suporte básico de vida para dez municípios. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!