Operação Atalaia prende seis pessoas com armas e entorpecentes, em Santana
Levantamento aponta que uma das armas foi utilizada em atuações criminosas e homicídios, no município. Suspeitos foram presos em flagrante.
A Operação Atalaia contou com mais de 80 agentes da Polícia Civil e do GTA
As forças de Segurança Pública do Governo do Amapá cumpriram 19 mandados de busca e apreensão e 6 prisões em flagrante nesta quinta, 11, no município de Santana, com a Operação Atalaia, deflagrada pela Polícia Civil e pelo Grupo Tático Aéreo (GTA), sob comando da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Também houve apreensão de diversas porções de entorpecentes prontas para a comercialização, celulares e de duas armas de fogo.
A Operação Atalaia contou com mais de 80 agentes e é parte das ações integradas e contínuas de Segurança Pública no combate à criminalidade no Amapá. O levantamento da operação aponta que uma das armas apreendidas foi utilizada em atuações criminosas e em homicídios em Santana.
A operação identificou, também, que em algumas casas, onde foram cumpridos os mandados, havia um sistema de monitoramento de câmeras, que mostrava a movimentação estratégica do perímetro. Durante a ação, um dos investigados entrou em confronto com os policiais e foi baleado. O Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o suspeito não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Os pontos específicos e o levantamento de informações foram monitorados previamente pela Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop/Sejusp) e pelo setor de inteligência da PC-AP.
O secretário de Segurança, José Neto, explica que a Atalaia é o desdobramento da ‘Operação Bessa’ que aconteceu no mês de março, em Macapá, onde foram feitas 13 prisões em flagrante, além de apreensão de drogas, armas e celulares.
“Através desses aparelhos celulares pudemos ter provas para subsidiar e apurar os crimes, culminando na operação de hoje. Conseguimos identificar que os alvos dos mandados de hoje são integrantes de grupos criminosos. A ‘Atalaia’ vem dar continuidade a ‘Operação Bessa’ com o mesmo objetivo, desarticular os grupos criminosos em nosso estado”, descreveu José Neto.
A Polícia Civil destacou que operações como a Atalaia irão acontecer em outros municípios do estado, como pontuou o delegado Ruben Neves, diretor do Departamento de Polícia do Interior. O nome ‘Atalaia’, da operação desta quinta-feira significa, aquele que vigia, que observa.
"Nossa diretriz é combater a criminalidade com esse tipo de aparato, com esse tipo de investigação, utilizando inteligência, estudo anterior, e, assim, de uma forma planejada e ordenada, cumprir os mandados judiciais em todo o estado”, adiantou Neves. Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!