Governo do Amapá e Ministério do Desenvolvimento Social assinam pactos de inclusão social e combate à fome
Pacote de medidas prevê geração de trabalho e renda para amapaenses beneficiários de programas sociais.
Clécio Luís destacou que o combate à fome é uma das prioridades da gestão
O governador, Clécio Luís, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, assinaram nesta sexta-feira, 12, os pactos de Emancipação Econômica e de Combate à Fome no Amapá. As medidas constam no Protocolo de Intenções que norteará estratégias para promover a emancipação socioeconômica de amapaenses inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) de programas sociais do governo federal.
As ações serão executadas através de projetos que aceleram a inclusão deste público na sociedade e de reinserção no mercado de trabalho. O evento contou com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Clécio Luís destacou que a união de esforços é necessária para a garantia de direitos das famílias e pessoas em risco social. Ele reforçou que o combate à fome no Amapá é uma das prioridades do Governo do Estado.
“O Amapá tem cerca de 57% de sua população inscrita no CadÚnico, ou seja, em algum nível de vulnerabilidade de caráter social e econômico. Por isso precisamos promover políticas públicas transversais de desenvolvimento humano para superação dos ciclos de pobreza”, afirmou o governador.
Também foi assinado o Protocolo de Intenções Brasil Sem Fome, para incentivar a implementação de políticas que contribuam no enfrentamento deste problema.
“Venho em nome do presidente Lula dizer que o Amapá não está só. Combinar esforços com o Estado e municípios para erradicar a fome no Brasil é um compromisso do governo Federal”, disse o ministro do MDS, Wellington Dias.
Na cerimônia, a beneficiária do Bolsa Família Gleyce Mendes participou de um ato simbólico de troca do cartão do benefício social pela carteira de trabalho.
“Eu estava desempregada há 8 anos, mas nunca perdi a esperança. E, hoje, só tenho a agradecer. Nunca desistam dos seus sonhos!” relatou Gleyce, emocionada.
O senador Randolfe Rodrigues destacou que garantir segurança alimentar e nutricional é dever do Estado e direito do cidadão brasileiro.
“Esta cerimônia tem significado diagnóstico do objetivo final do Governo Federal, de promover a cidadania do povo brasileiro, pois só é cidadão quem acessa comida, educação, emprego e renda justa, lazer. Quem tem seus direitos civis, políticos e sociais assegurados”, disse o senador.
A titular da Secretaria Estadual da Assistência Social, Aline Gurgel, destacou que as diversas parcerias firmadas ampliam o alcance do Programa Acolher Amapá, conjunto de 62 serviços que já são executados pelo órgão.
“Com a união de esforços vamos fortalecer essa grande rede que estamos construindo. Não vamos deixar nenhum amapaense para trás, vamos trabalhar para que todos que estão em vulnerabilidade social sejam alcançados”, disse a gestora.
Outras cooperações
No evento, o Governo do Estado, o MDS e a CEA Equatorial formalizaram o Protocolo de Intenções do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica às famílias amapaenses inscritas no Cadúnico.
Com foco na emancipação socioeconômica pelo aumento da renda, foi firmado o Acordo de Cooperação entre Governo do Amapá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para integração de esforços buscando a qualificação profissional e empreendedora de beneficiários de programas sociais do Estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!