Governador se reúne com prefeitos e secretários de saúde dos 16 municípios para tratar do surto de doenças respiratórias no Amapá
Clécio Luís pediu empenho dos gestores para aumentar a cobertura vacinal da população.
Clécio Luís convidou prefeitos e secretários de saúde dos 16 municípios
Na tarde deste sábado, 13, o governador do Amapá, Clécio Luís, convidou prefeitos e secretários de saúde dos 16 municípios para alinhar estratégias de combate ao surto de síndromes respiratórias no estado. Após decretar situação de emergência na saúde pública, o governador pediu empenho dos gestores para aumentar a cobertura vacinal da população.
"Nós convocamos essa reunião urgente, porque a situação requer toda a nossa atenção. Nós tivemos um óbito na madrugada deste sábado, hoje nós temos um surto, não é uma epidemia, nem pandemia. Mas nós precisamos agir logo, de imediato”, destacou o governador, Clécio Luís.
Durante a reunião, a equipe da Vigilância em Saúde (SVS) apresentou os dados referentes a cada cidade. Quatro municípios lideram o ranking com baixa cobertura vacinal de crianças, Oiapoque, Santana, Laranjal do Jari e a capital amapaense, Macapá.
Os prefeitos de Macapá, Antônio Furlan, e o prefeito de Santana, Bala Rocha participaram da reunião presencialmente e falaram como têm atuado no combate às doenças respiratórias nos respectivos municípios.
"Estamos acompanhando o aumento do número de casos e estamos reforçando o esquema de vacinação. Quero deixar registrado que estamos trabalhando para implantar o instituto macapaense de pediatria para reforçar o atendimento a esse público", reforçou o prefeito Antônio Furlan.
No segundo maior município do estado, Santana, o prefeito Bala Rocha disse que as salas de vacina na cidade foram ampliadas, com extensão da imunização em postos volantes. Mas enfrenta dificuldade com a recusa de muitos pais em vacinar seus filhos.
"Nós fizemos o Dia D com uma equipe reforçada no município de Santana. Mas ainda assim, a adesão foi muito baixa. Mas nós temos usado diferentes estratégias para mudar esses dados", disse o prefeito de Santana, Bala Rocha.
De forma emergencial, o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, informou que a UPA do município irá atender somente crianças com sintomas da síndrome respiratória.
"Como forma de garantir um resultado melhor, nós vamos destinar a UPA exclusivamente para o atendimento a crianças com doenças respiratórias agudas graves. Outra alternativa, é utilizar a telemedicina para driblar o problema da falta de pediatras”, detalhou Serrão.
O deputado Dorinaldo Malafaia que também participou da reunião por videoconferência se disponibilizou a intervir em Brasília por medidas emergenciais.
"Nós nos colocamos à disposição do Estado e dos municípios aqui em Brasília para intervir junto a bancada e Governo Federal para conseguir recursos e insumos para melhoria do atendimento", disse o parlamentar.
Um grupo de trabalho formado por representantes do Governo e de cada município vai unificar o protocolo vacinal no estado todo.
"Foi uma reunião muito produtiva. Chegamos ao final com alguns encaminhamentos. Entre eles estão acionar os Ministérios da Saúde e das Cidades, fazer campanha educativa para alertar sobre a importância da vacinação, antecipar o calendário vacinal, e a possibilidade de retorno da vacinação de casa a casa", explicou Clécio Luís.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!