Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado e Ministério da Saúde fazem diagnóstico e investigação do surto de síndromes gripais no Amapá

Técnicos iniciaram os trabalhos nesta terça-feira, 16, para definir as ações emergências de enfrentamento no estado.

Por Paolla Gualberto
16/05/2023 15h00

Técnicos do Ministério da Saúde durante analise da situação no Pronto Atendimento Infantil (PAI)

Após solicitação do Governo do Estado, uma equipe com 10 técnicos do Ministério da Saúde (MS) está em Macapá acompanhando a situação de emergência na saúde pública do Amapá, que enfrenta um surto de síndromes gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesta terça-feira, 16, os profissionais estiveram no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI). 

O grupo acompanhou de perto a superlotação das unidades, e recebeu os dados atualizados de pacientes com a doença e a cobertura vacinal nos municípios, que chegou a 31% nesta terça, depois da mobilização feita pelo governo. A equipe ajudará no diagnóstico e investigação do surto, reforçando o Centro de Operações de Emergência (COE) do estado.

Além disso, o MS vai enviar kits de análise laboratorial e medicamentos, e mais especialistas, sendo 20 voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), que já estão mobilizados, entre eles médicos pediatras e intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas.

Pela manhã, a reunião com técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) resultou na elaboração de uma escala de monitoramento das unidades hospitalares, para acompanhamento presencial dos casos.

Entre as ações apresentadas já em andamento está a análise de 180 amostras que estão sendo enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), que é ligada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA-MS).

O Hospital Universitário (HU) também foi foco da discussão, por ser uma alternativa potencial acessível para o problema enfrentado no atualmente. O HU tem capacidade para ampliar o quantitativo de leitos e assistência aos pacientes afetados pelas síndromes.

Para o assessor de gabinete do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Fausto Soriano, as medidas a serem adotadas precisam ser estudadas e diagnosticadas para frear o aumento de casos.

“Nós já temos em mente uma quantidade de profissionais que podemos trazer para o Amapá, mas as visitas vão nos guiar para a realidade e nos auxiliar a identificar a necessidade desses locais. E então podemos contabilizar a quantidade exata de profissionais e equipamentos e insumos que vamos distribuir”, completou Fausto Soriano.

Após a reunião, as equipes seguiram em monitoramento para verificar a situação de outras unidades de atendimento. Durante a tarde, o grupo seguiu para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das Zonas Sul e Norte da capital, Hospital da Vila Amazonas, Hospital Estadual de Santana, e ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen).

O mapeamento vai definir os principais setores onde vão atuar os voluntários. Durante as tratativas, os agentes do Ministério da Saúde destacaram a necessidade da ampliação da vacinação contra a gripe e a garantia de abastecimento, para evitar o aumento dos casos de infecções respiratórias agudas, que precisam de atendimento nos hospitais. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!