No Amapá, 21ª Semana Nacional dos Museus começa com atividades de bem-estar e de sustentabilidade
Abertura da programação aconteceu no Museu Sacaca, com ações como oficinas de brinquedos sustentáveis e de plantas medicinais.
Alunos de escolas públicas participam da programação que se estende até sexta-feira, 19
A 21ª Semana Nacional dos Museus começou nesta terça-feira, 16, em todo o Brasil, com ações ligadas aos temas bem-estar e sustentabilidade. No Amapá, a abertura da programação acontece no Museu Sacaca, com rodas de conversas, oficinas de pintura corporal, de brinquedos reciclados e de plantas medicinais, além da exposição "É da Nossa Terra", sobre projetos de energia renovável e biotecnologia.
O evento segue até 19 de maio. Cada dia é dedicado a um dos quatro principais museus do estado. Para muitos amapaenses, o momento surge como a primeira oportunidade de visitar um desses espaços, como é o caso da dona de casa Lizete Farias, que levou os filhos para participar das atividades no Sacaca.
"É minha primeira vez aqui e estou gostando muito, nunca tinha imaginado que um museu pudesse ter um espaço aberto e tão agradável. Geralmente quando pensamos em locais assim, nos vêm à mente coisas paradas e sem graça, mas estou gostando de descobrir que um museu pode ser de várias formas diferentes!", contou Lizete.
A programação também motivou o estudante Wendel Ribeiro Cardoso, de 16 anos, a visitar um museu pela primeira vez, acompanhado de colegas da Escola Estadual Almirante Barroso.
“Eu nunca tinha vindo ao museu e estou achando bem divertido, é algo que pode me ajudar na escola, porque é como ver tudo o que aprendemos ao vivo! Com certeza vou querer voltar", conta o adolescente.
Valorização dos museus
Na cerimônia de abertura, a secretária de Estado de Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, pontuou a importância de um debate sensível e objetivo para a manutenção e valorização dos museus.
“Pela primeira vez, reunimos os museus em uma programação conjunta. Isso mostra que estamos em um novo momento para a museologia no Estado. Queremos que todos os espaços dialoguem para a visibilidade e manutenção do seu funcionamento, com a garantia de recursos e parceiros”, explicou Di Miceli.
A coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico do Amapá, Simone de Jesus, conta que o objetivo é conscientizar e estabelecer que o museu também é um espaço que precisa ser valorizado.
“Nossa programação segue na quarta-feira no Museu de Arqueologia e Etnologia, depois, na quinta, no Museu da Fortaleza e encerra na sexta-feira, no Museu Joaquim Caetano. Cada um desses espaços vai abordar uma temática pertinente junto aos visitantes com o objetivo de integrar a sociedade nesse processo de preservação dos nossos patrimônios culturais”, explica a coordenadora.
Confira a programação completa:
Museu de Arqueologia e Etnologia
Data: 17 de maio (quarta-feira)
- 8h às 17h
Feira de artesanato dos idosos - 8h30h às 9h
Encontro de gerações: marabaixo das crianças e recepção dos idosos - 9h às 9h30
Momento bem-estar: aferição de pressão arterial e teste de glicemia - 9h30 às 10h
Mostra audiovisual "Recordando o Amapá" - 10h às 11h
Visita mediada à exposição temporária "Museus e memórias: um passeio fotográfico pela história da cidade de Macapá" - 11h às 11h30
Stand up com o ator e professor Jackson Amaral
l - 15h às 16h
Oficina de artesanato
Museu Fortaleza de São José
Data: 18 de maio (quinta-feira)
- 8h às 11h
Momento bem-estar corporal e mental: aulão de zumba, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, massagem relaxante, limpeza facial, avaliação nutricional - 9h às 17h
Feira de artesanato dos povos indígenas do Amapá "Indígenas e sustentabilidade"
Exposição "É da Nossa Terra": projetos de energia renovável e biotecnologia - 10h às 11h
Roda de conversa: "Fortificando: caminhos sustentáveis" com os ambulantes do entorno sobre o lixo produzido - 16h às 17h
Caminhada ecológica "Protegendo a Fortaleza" com mutirão de limpeza e abraço ao monumento
Local: entorno da Fortaleza - 17h às 17h30
Teatro de Fantoches "Uma Aventura no Museu" - 17h30h às 18h
Apresentação musical de voz e violão
Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva
Data: 19 de maio (sexta-feira)
- 8h às 11h
Momento bem-estar: corte de cabelo, limpeza facial, massagem, manicure para visitantes e comerciários do entorno - 14h30 às 17h30
Oficina Construção do Mapa afetivo da Praça Veiga Cabral - 17h às 20h
Encontro de Canoas: momento de integração dos museus estaduais e instituições parceiras;
Homenagem aos inVISÍVEIS: reconhecimento das pessoas que contribuem com os museus;
Arraiá (quermesse) com venda de guloseimas (cascalho, pirulito de cone, rala rala, mingau, pipoca), brincadeiras (barquinha, pescaria, argola, alvo na lata), artesanato de materiais reutilizáveis e declamação de poesias e apresentação musical.
Estiveram também presentes na abertura do evento o diretor-presidente do Iepa, André Abdon; o secretário de Estado de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade; a secretária dos Povos Indígenas, Simone Karipuna; e o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Cirley Picanço.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!