Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo e instituições definem serviços que serão levados em ação de saúde à Terra Indígena Wajãpi

Ação será de 18 a 28 de junho, na aldeia indígena Aramirã, em Pedra Branca do Amapari.

Por Worchiely Costa
17/05/2023 15h24

Estimativa é que a ação envolva cerca de 100 pessoas, entre voluntários e parceiros

Equipes de vários setores do Governo do Estado se reuniram nesta quarta-feira, 17, com entidades parceiras para alinhar a realização de uma ação de saúde nos dias 18 a 28 de junho, na Terra Indígena Wajãpi, na aldeia indígena Aramirã, localizada na região do município de Pedra Branca do Amapari, a 130 quilômetros de Macapá. 

A programação é realizada em parceria com voluntários da ONG Doutores da Amazônia, representantes do Departamento de Saúde Indígena (Dsei), Fundação Nacional de Saúde Indígena (Funai), Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Branca do Amapari e Exército Brasileiro.

Entre as pastas envolvidas na organização e oferta dos serviços estão as secretarias de Estado da Saúde (Sesa), de Mobilização e Participação Popular, e de Assistência Social, além do Super Fácil.

A primeira-dama, cirurgiã dentista Priscila Flores, é uma das voluntárias na ação. Ela reforça que esse é um importante passo para levar dignidade aos povos indígenas do Amapá.

"Nós tivemos uma visita técnica em janeiro na região da aldeia indigena Aramirã. Na terça [16] nós estivemos novamente lá com a presença do Exército Brasileiro para fazer o reconhecimento da área. E hoje é primeira reunião envolvendo todos os órgãos que são parceiros nessa ação. Vamos envolver uma equipe grande de profissionais da saúde e de apoio, então precisamos definir como será a participação de cada um", pontuou Priscila.

Serão oferecidos atendimentos odontológicos em diversas especialidades como canal, restauração e prótese com tecnologia de ponta. Além de serviços de saúde como consulta médica, realização de exames e atendimento com psicólogo.

"A saúde é o alicerce de qualquer ser humano. Através destas ações conseguimos dar oportunidade de atendimento de saúde. Isso é muito importante, pois garantimos um atendimento que muita gente não tem condição de ter acesso. Nós contamos nesta ação com uma tecnologia de primeiro mundo. Isso porque os equipamentos utilizados na odontologia poucas clínicas tem disponível", disse Caio Machado, sócio-fundador, da ONG Doutores da Amazônia.

A estimativa é que a ação envolva cerca de 100 pessoas. Quarenta delas são voluntários da ONG que vem de outros estados. A secretária municipal de Saúde de Pedra Branca do Amaparí avaliou que a ação será inédita no município.

"Nós estamos muito felizes com essa ação. Os indígenas precisam muito de todos esses serviços. Pois até para procurar um atendimento de saúde no município é difícil para eles, por conta da distância e da exposição a várias doenças", disse Ana Cláudia Pimentel, secretária de Saúde de Pedra Branca do Amapari.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!