Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

UPA da Zona Norte registra aumento de pacientes com sintomas gripais

Somente na última terça-feira, 16, a unidade registrou 94 pacientes com sintomas mais graves.

Por Cássia Lima
19/05/2023 07h00

Na unidade, os atendimentos seguem o fluxo do Protocolo de Manchester, com classificação de risco

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Macapá detectou aumento de pacientes com sintomas de doenças como gripe ou bronquiolite. O cenário é reflexo do surto de síndromes gripais que atinge o estado, afetando, especialmente, o público infantil. No último sábado, 13, o Governo do Amapá decretou situação de emergência de saúde pública.

Segundo relatório parcial, a média de atendimentos diários na UPA fica em torno de 180, cerca de 40% são de crianças com sintomas gripais. Somente na última terça-feira, 16, a unidade registrou 94 pacientes com sintomas mais graves. Os atendimentos seguem o fluxo do Protocolo de Manchester, com classificação de risco.

“Tivemos um aumento nos últimos dias, mas na terça-feira o fluxo foi bem alto, alguns casos mais leves, mas outros mais preocupantes. E em muitos casos, os pacientes só procuram a unidade quando a situação de saúde piora”, destacou o gerente da unidade, Regis Souza.

Enfrentamento ao surto

O Governo do Amapá adotou estratégias imediatas para contenção dos casos, como a entrega de 94 novos leitos no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), nesta sexta-feira, 19. 

O Estado também garantiu 30 vagas em um hospital particular no município de Santana para atender mais pacientes. Mesmo com o reforço, é preciso mais profissionais para atender a alta demanda.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) faz um chamado para profissionais de todo o país somarem esforços no atendimento à população, sobretudo crianças. Podem se inscrever pediatras, médicos intensivistas pediátricos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas.

Equipes do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) estiveram na UPA Zona Norte e em outras unidades na última terça-feira, 16, para organizar o plano de atuação da força-tarefa.

Causas

As síndromes gripais são causadas pelos vírus Influenza A e B, além do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que infeccionam o trato respiratório inferior de bebês e provocam doenças agudas como a bronquiolite, que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões. Uma das principais formas de prevenção é a imunização por meio de vacinas, que estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!