Ministério da Saúde faz diagnóstico dos desafios da regulação de leitos, urgência e emergência no Amapá
Técnicos, que também auxiliam no combate ao surto de síndromes gripais, visitarão unidades de saúde.
Foram elencadas dificuldades nos setores de urgência e emergência, na habilitação e regulação de leitos
Um segundo grupo de técnicos do Ministério da Saúde (MS) chegaram ao Amapá nesta quarta-feira, 17, e se encontraram com equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Palácio do Setentrião. A visita, que já estava programada, faz parte de um diagnóstico dos desafios da saúde do Amapá.
Os 6 técnicos, que também auxiliam no combate ao surto de síndromes gripais decretada no estado, visitarão unidades de saúde ao longo de quinta-feira, 18.
"Reforçamos aqui o nosso diagnóstico das áreas técnicas da secretaria estadual e vamos visitar os hospitais. Temos dois braços de missão: um é emergencial da Força Nacional do SUS, ampliando os atendimentos neste surto, principalmente de UTIs; e o outro é analisar as possibilidades de incorporações de novos recursos para a rede de atenção à saúde como um todo", descreveu Nilton Pereira, diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do MS.
- Governo e Ministério da Saúde fazem balanço das primeiras ações conjuntas de combate ao surto gripal
- Surto gripal: Força Nacional do SUS abre chamado para profissionais de saúde
Foram elencadas dificuldades nos setores de assistência em saúde, urgência e emergência, saúde mental, saúde neonatal, doenças crônicas, saúde bucal, e principalmente na habilitação e regulação de leitos clínicos e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na rede pública.
"Os técnicos da Sesa apresentaram as dificuldades e as necessidades de várias áreas. Será feita uma avaliação da regulação dentro das unidades de saúde e com o planejamento das áreas afins para verificar num diagnóstico junto ao Ministério da Saúde o que pode ser feito para melhorar a saúde", disse a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
O diagnóstico serviu para o Ministério da Saúde conhecer melhor a realidade do estado. Os técnicos irão avaliar de que forma podem ajudar o Amapá a aperfeiçoar os serviços oferecidos.
"Vamos encontrar as equipes e fazer as propostas de melhorias da rede de atenção. Já conhecemos um pouco do que o Amapá vive e viemos ajudá-los na resolução desses problemas, principalmente sobre habilitação de leitos e rede de urgência e emergência. Continuaremos, mesmo à distância, em permanente contato", pontuou Fernanda Naves, assessora técnica de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do MS.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!