Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Amapá, Dia Mundial de Doação do Leite Humano orienta profissionais da saúde sobre benefícios para mães e bebês

Data é comemorada nesta sexta-feira, 19. O leite materno protege contra diversas doenças e previne diarreias, infecções respiratórias e alergias.

Por Cássia Lima
19/05/2023 17h31

Evento reuniu profissionais de todos os postos de coleta do estado

O Governo do Amapá reuniu profissionais de todos os postos de coleta de leite materno do estado para compartilhar informações sobre a importância do alimento para a saúde da mãe e do bebê, em função do Dia Mundial da Doação de Leite Materno, celebrado nesta sexta-feira, 19.

Neste ano, a campanha global de doação tem como slogan o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um sonho: doe leite materno”.

Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno do Estado, Michelly Muniz, a data simboliza a união de esforços para proteger a vida de milhões de crianças em todo o mundo. Para a profissional, falar em leite materno é sinônimo de crescimento e desenvolvimento saudável.

“Aleitamento é proporcionar a melhor oportunidade aos prematuros internados em UTIs para que se recuperem e saiam de alta hospitalar. É de extrema relevância que haja essa mobilização dos profissionais e da sociedade para captação de novas doadoras, e que elas saibam que são as protagonistas”, enfatizou Michelly.

Também participaram do encontro profissionais da atenção básica e hospitalar atuantes na área materno-infantil. Durante o evento, o vice-presidente da Fecomércio Amapá, Miguel Ângelo, doou 100 frascos de vidro para auxiliar no armazenamento das doações ao Banco de Leite Humano (BLH).

Benefícios do leite materno

A amamentação após o parto contribui para o útero da mulher voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é um alimento completo, por isso, até os 6 meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. Também é rico em anticorpos e, em conjunto com a caderneta de vacinação atualizada, fornece proteção contra infecções.

O aleitamento previne diarréias, doenças respiratórias e alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, reduz a chance de desenvolver obesidade e favorece o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças.

Serviço

O Banco de Leite disponibiliza um kit para as doadoras participarem sem sair de casa. Basta entrar em contato com a equipe por meio dos contatos (96) 98403-2283, para ligação, ou (96) 98115-9018, que também é WhatsApp. Já o atendimento presencial no BLH funciona 24 horas, na esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!