'O espaço é melhor e fortalece a esperança de voltar mais cedo pra casa', diz mãe de paciente sobre novos leitos do Hospital da Criança
Moradora de Macapá, Marcielma Gomes acompanha o tratamento da pequena Nicole, que está com pneumonia.
Pais têm espaço para acompanhar o tratamento das crianças
A jovem Marcielma Gomes, de 29 anos, procurou o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) assim que os sintomas gripais da filha Nicole, de 1 ano e 6 meses, começaram a piorar. A pequena deu entrada na unidade de saúde na terça-feira, 16, com um quadro de pneumonia.
Após os primeiros atendimentos, a menina foi transferida para um dos 94 leitos instalados no HCA pelo Governo do Amapá para absorver o aumento dos pacientes, devido ao surto de síndromes gripais que atinge, sobretudo, crianças de até seis anos.
O novo espaço conta com camas, berços, colchões, incubadoras aquecidas, escadinhas, cabeceiras, centrais de ar e demais mobiliários, os novos leitos proporcionam melhores condições para as crianças se recuperarem. Marcielma ficou aliviada com a mudança e acredita que o lugar vai contribuir na recuperação de Nicole.
"Aqui o espaço é melhor, mais amplo, com menos riscos de contaminação, até poltrona tem para os pais descansarem. Eu já senti que a minha filha tá melhorando. Isso dá um alívio e fortalece a esperança de voltar mais cedo pra casa", conta a mãe da Nicole Kauane.
Novos Leitos do HCA
Na noite da quinta-feira, 18, o governador Clécio Luís, e a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, estiveram no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) para entregar 94 novos leitos, entre clínicos e de terapia intensiva (UTI). Com isso, cerca de 50 crianças que estavam internadas no corredor do Pronto Atendimento Infantil (PAI) foram transferidas.
O bloco conta com posto de enfermagem, farmácia satélite, sala de procedimentos, isolamento e brinquedoteca. A novidade são enfermarias indígenas, adaptadas com armadores, que receberão redes para que os pacientes possam ficar melhor adaptados.
Além de implantar novos leitos infantis, o Governo do Amapá instalou uma nova subestação de energia para atender o HCA e o PAI e adquiriu respiradores e monitores para pacientes com síndromes respiratórias. O Governo do Estado também firmou parcerias com o Ministério da Saúde para atrair profissionais como pediatras e fisioterapeutas para atuarem nos hospitais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!