Amapá debate políticas para desenvolver a Amazônia em encontro nacional de órgãos ambientais
Em Tocantins, gestores compartilharam experiências, buscando soluções conjuntas ao desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
Reunião da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente ocorreu em Tocantins
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou de um encontro nacional realizado em Tocantins, para debater o desenvolvimento econômico de forma sustentável e articular um trabalho conjunto diante dos desafios ambientais que os estados, especialmente os da Amazônia Legal, compartilham.
A 112ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) ocorreu na quinta-feira, 25, e reuniu 19 representantes dos estados brasileiros de forma presencial, e oito com participação virtual.
"A reunião itinerante nos aproxima e possibilita trocar experiências e informações in loco, ver o que deu certo, e principalmente fortalecer os laços de companheirismo e cooperação, que são fundamentais para o trabalho da Abema”, declarou o presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Renato Jayme.
A secretária de Meio Ambiente do Amapá, Taisa Mendonça, considerou a oportunidade de se alinhar e reunir ações e metas. "Essa reunião nos permite um planejamento e um discurso unificado em favor da nossa região Amazônica, considerando as particularidades de cada estado, assim como os problemas comuns enfrentados", destacou.
A presidente da Abema, que é secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, falou dos programas que buscam conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade, e que estão sendo replicados pelos estados.
"Estamos vendo iniciativas concretas, que mostram de forma clara e objetiva como promover esse desenvolvimento que é principalmente social. Temos defendido isso na Abema, a importância de se buscar alternativas de produção sustentáveis, aliadas à preservação”, pontuou Mauren.
No encontro os gestores debateram sobre a retomada do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que passou por reestruturação e agora está com 113 integrantes. Foi discutida também a possibilidade do retorno da câmara técnica de assuntos jurídicos do Conama.
Foram feitas deliberações das câmaras técnicas do Clima, Biodiversidade e Gerenciamento Costeiro e do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os debates prosseguiram com atualizações dos grupos de trabalho da descentralização do licenciamento ambiental, educação ambiental, fauna e Mata Atlântica. Os secretários fizeram ainda, exposições sobre os preparativos para a COP 28, que acontece em Dubai, em novembro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!