Governo do Amapá inicia Junho Verde 2023 com o tema ‘Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento'
Programação inicia na segunda-feira, 5, com ações ambientais e educativas ao longo do mês.
Um dos temas abordados no Junho Verde será o manejo sustentável
O Governo do Amapá inicia na segunda-feira, 5, a programação do Junho Verde 2023, com o tema ‘Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento’. Será um mês inteiro com ações para envolver os amapaenses no debate sobre as questões ambientais, estimulando a reflexão sobre a importância da participação de todos no processo de desenvolvimento sustentável.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Até o dia 29 de junho, haverá blitze ambientais com distribuição de mudas, ação social com atendimentos de saúde na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha e mutirão de limpeza na APA do Curiaú.
Para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação conta com um ciclo de palestras educativas sobre temas como bioeconomia, povos da floresta e manejo sustentável e a importância das informações geoespaciais para a gestão ambiental.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI
Para a gestora da Sema,Taísa Mendonça, esse é um momento oportuno para que as discussões sobre o meio ambiente sejam intensificadas, principalmente na Amazônia.
“Os estados amazônicos enfrentam desafios comuns como desmatamento, queimadas e garimpagem, além de situações que provocam graves mudanças climáticas em todo o planeta, como, por exemplo, o aquecimento global, então, momentos de discussão como esse nos possibilitam a elaboração de ações mais efetivas em busca de soluções”, destacou Taísa.
Meio ambiente e educação
O coordenador de Educação Ambiental da Sema, Airá Santana, falou sobre o quanto os projetos educacionais podem alcançar resultados positivos e influenciar comportamentos e atitudes que causam impactos no meio ambiente.
“A proposta de trabalhar a temática Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento justifica-se pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do estado que entende o meio ambiente como fundamental para a garantia de um desenvolvimento e para isso, a educação deve estar alinhada”, relatou Airá.
O evento é aberto para a participação dos órgãos públicos, acadêmicos e a comunidade, com direito a certificado ao fim de cada evento. Os assuntos debatidos são relacionados a questões climáticas, concessão florestal, licenciamento, fiscalização e processo de municipalização da gestão ambiental.
Para participar de algumas atividades do Junho Verde, é necessário credenciamento. Cadastra-se no site https://intra.sema.ap.gov.br/junhoverde2023.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!