Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Secretaria de Mulheres intensifica atendimentos em Tartarugalzinho e Laranjal do Jari

Programação celebra o Mês da Trabalhadora e prioriza a qualificação profissional das acolhidas e conscientização contra violência doméstica e familiar.

Por Alice Palmerim
31/05/2023 11h27

Objetivo é conscientizar a sociedade, especialmente as mulheres, sobre como romper o ciclo da violência

Moradoras do município de Laranjal do Jari, distante cerca de 280km da capital, receberam serviços de qualificação profissional no sábado, 27, no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram). A ação faz parte das celebrações do Mês da Trabalhadora, realizado em maio pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM).

A programação também contou com uma blitz educativa na principal avenida da cidade. Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, tudo para conscientizar a sociedade sobre violência de gênero e ajudar vítimas a romper com o ciclo de violência.

"Vamos seguir na imersão pelos municípios, principalmente nas áreas de difícil acesso, para levar os serviços que as mulheres necessitam. Estamos intensificando nossa atuação no estado para chegar às localidades mais distantes. Temos focado nas capacitações para que as mulheres tenham uma fonte de renda e possam sair do ciclo de violência tendo autonomia financeira e independência emocional”, reforçou a gestora.

A programação no município continua nesta quarta-feira, 31, com a palestra "Extraordinária, competitiva e empoderada", serviços clínicos e odontológico, massoterapia, agendamento para PCCU, fisioterapia, orientação jurídica e recreação Infantil.

Já em Tartarugalzinho, a programação dessa primeira fase de intensificação de serviços da Secretaria de Mulheres pelos municípios encerra com a capacitação da equipe técnica de acolhimento e alinhamento com os órgãos parceiros de proteção e defesa, como ocorreu em Laranjal do Jari.

A agenda no município também inclui a articulação junto aos órgãos que atuam na defesa e proteção da mulher, com representantes da Polícia Civil, Polícia Científica, Defensoria Pública, entre outros órgãos.

Para o gerente de articulação Institucional da SEPM, Rafael Correa, esse alinhamento com os órgãos que estão na linha de frente do acolhimento às mulheres resulta em melhorias no atendimento às vítimas de violência doméstica e de gênero, além de outros temas importantes para fortalecer e intensificar as ações da SEPM no interior do estado.

“Realizamos uma intensa agenda de visitas institucionais com objetivo de reforçar o serviço disponibilizado na cidade, além do serviço de divulgação e blitz educativa nos principais pontos da cidade. Esse tipo de trabalho é fundamental para que a SEPM seja mais assertiva nos serviços prestados às mulheres que tanto necessitam”, reforçou Corrêa.

A programação também teve visitas institucionais ao fórum da cidade, onde a equipe técnica discutiu que recursos advindos de penas alternativas sejam destinados a projetos de proteção às mulheres, além de visita à delegacia de Polícia Civil, onde o alinhamento junto aos agentes prevê que mulheres vítimas de violências doméstica e de gênero sejam encaminhadas antes para o acolhimento na Sala Lilás.

Para a gerente de RH da SEPM, Bruna Brilhante, a capacitação e visitas são fundamentais para o fortalecimento da Rede de Proteção à Mulher.

“Após as visitas institucionais, levamos capacitação para as servidoras da secretaria municipal, que puderam ter mais conhecimento sobre as políticas de proteção e defesa às mulheres, compreendendo a importância do atendimento mais humanizado. Elas também receberam orientações jurídicas e de assistência social, além de mais informações do funcionamento a Sala Lilás”, pontuou a Bruna.

No mês de junho, as próximas ações devem contemplar os municípios de Calçoene e Amapá.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!