Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Vem Vacinar: Governo do Amapá leva mais de 4 mil doses de vacinas contra gripe e Covid-19 para o Conjunto Macapaba

Campanha ocorre durante todo o fim de semana, com profissionais de saúde atendendo em ponto fixo, e de porta em porta.

Por Rafaela Bittencourt
03/06/2023 15h05

Apenas pela manhã de sábado,3, foram aplicadas mais de 400 vacinas

O Governo do Amapá deu início neste sábado, 3, à campanha de vacinação no Conjunto Macapaba, Zona Norte da capital. A ação tem o objetivo de imunizar as famílias e atualizar as cadernetas do público infantil. Para isso, estão disponíveis 4 mil doses de vacinas, sendo 3 mil contra a gripe e mil bivalentes contra a Covid-19. Apenas pela manhã, foram aplicados 438 imunizantes, sendo 325 contra influenza, alcançando 83 crianças, e 113 doses contra a Covid-19.

A campanha segue durante todo este sábado até às 17h e no domingo, 3, até o 12h, com equipes de profissionais fixas nas Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes e atendendo de porta em porta. Para incentivar os pequenos, a campanha conta com um Zé Gotinha Marabaixeiro e entrega de um certificado de coragem.

Mesmo com índice de 94% de cobertura vacinal contra a influenza em todo o estado, o Governo do Amapá segue priorizando a vacinação como a principal estratégia para conter o surto de síndromes respiratórias agudas graves que tem atingido, sobretudo, crianças de até 6 anos. Além disso, é preciso intensificar a imunização contra o novo coronavírus, como explica a secretária de Estado de Saúde, Silvana Vedovelli.

"Apesar de já termos alcançado a nossa meta contra a influenza, ainda temos uma adesão muito baixa à vacina bivalente, portan temos muitas famílias a serem alcançadas. Escolhemos um sábado, quando as pessoas estão mais em casa, para facilitar e para que os pais possam trazer seus filhos para esse momento importante", reforçou Vedovelli.

São10 equipes de profissionais envolvidos na ação, cada uma delas composta por um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e outros dois trabalhadores que ajudam na coleta de dados para inserção no Sistema Nacional de Imunização.

O imunizante contra Influenza está disponível para pessoas a partir de seis meses de idade nas Unidades Básicas de Saúde. Pode receber a vacina bivalente contra a Covid-19, quem tomou pelo menos duas doses das vacinas monovalentes, desde que a dose mais recente tenha sido aplicada há, pelo menos, quatro meses.

Surto de síndromes gripais

O Governo do Amapá declarou o surto de síndromes gripais no dia 13 de maio. Desde então, o Estado implementou diferentes medidas emergenciais para enfrentar as doenças causadas, principalmente, pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode gerar complicações em crianças pequenas.

Entre as medidas adotadas, estão: ampliação de leitos pediátricos; aquisição de equipamentos, como respiradores; e articulação junto ao Ministério da Saúde para trazer ao Amapá mais profissionais de saúde, para auxiliar as equipes que já atuam na rede pública. O Governo do Estado também repassou aos municípios R$ 2,7 milhões para ações voltadas às campanhas de vacinação.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!