Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá reforça capacitação de mais de 120 servidores para atender crianças com síndrome respiratória

Treinamento para enfermeiros, médicos e técnicos do Hospital da Criança e do Adolescente contou com apoio da Força Nacional do SUS.

Por Andreza Teixeira
07/06/2023 12h20

Capacitações aconteceram no próprio hospital

O Governo do Amapá reforçou a capacitação de 127 servidores do Hospital da Criança e Adolescente (HCA) para atender casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O treinamento acontece durante o surto de doenças respiratórias, que afeta o estado, principalmente, os menores de seis anos.

Ao longo de duas semanas, técnicos, enfermeiros e médicos receberam cursos em ressuscitação cardiopulmonar, manuseio de bombas de infusão, acolhimento e classificação de risco em pediatria, suporte básico de vida, manejo da insuficiência respiratória, além de uma capacitação para a epidemiologia e notificação dos casos de síndrome respiratória.

Os cursos foram ministrados pelos profissionais do próprio hospital e também da Força Nacional do Sistema Único de Saúde. Eles apresentaram técnicas para auxiliar os trabalhadores a desobstruir as vias aéreas dos pacientes, principalmente por complicações da síndrome.

 

Uma das facilitadoras, Juliana Lima, da Força Nacional, explicou que a capacitação é fundamental para melhorar o tempo de resposta rápida no atendimento dos pacientes.

“É muito importante que todos os envolvidos nos atendimentos consigam administrar a situação de emergência de forma rápida e eficiente para melhorar o tempo resposta e preservar a vida do paciente”, disse Juliana.

Para a enfermeira Ana Cláudia, as capacitações são muito importantes para nivelar os conhecimentos e garantir um atendimento eficiente nos casos mais graves.

“Cada situação exige um protocolo de atendimento e, quanto mais a equipe estiver qualificada e afinada, o paciente será melhor atendido”, relatou.

Os cursos aconteceram no próprio hospital e teve o maior índice de participação de profissionais já registrados pela administração da unidade, como relata a diretora Cleude Rodrigues.

“Tivemos um número recorde de participação, qualificando mais de 100 servidores para essa situação de emergência, investindo no servidor e também no nível de atendimento”, pontuou Cleude.

Os cursos fazem parte do programa permanente de capacitações, que também é executado de acordo com cronograma em todas as unidades hospitalares do estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!