Sema e Agência Nacional de Águas avaliam gestão de recursos hídricos no Amapá
Avaliação do gerenciamento da gestão ocorreu durante um encontro entre representantes das instituições.
O estado que cumprir as metas pode até receber até cinco parcelas de R$ 750 mil.
A implementação da gestão dos recursos hídricos no Amapá foi o tema principal de uma reunião entre técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), que ocorreu nesta quinta-feira, 11. O objetivo do encontro foi avaliar como o Estado tem trabalhado a gestão e o cumprimento de metas estabelecidos pela agência nacional, órgão federal que regulamenta o uso das águas dos rios e lagos.De acordo com a coordenadora de apoio e articulação com o poder público da ANA, Ludmila Rodrigues, o Amapá e todos os demais Estados estão inseridos no Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). É uma iniciativa que busca fortalecer e otimizar os sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos.
“O programa busca, por meio de ações, melhorar a implantação dos instrumentos de gestão previstos pela política nacional de recursos hídricos e pelas políticas estaduais do setor”, explicou.
Segundo a coordenadora, o Progestão prevê que os estados cumprem metas fixadas pela ANA e metas locais aprovadas pelos conselhos estaduais do setor. O estado que cumprir as metas pode até receber até cinco parcelas de R$ 750 mil.
No Amapá, a representante da agência destacou o esforço do governo no cumprimento destas metas e elogiou a atuação da Sema com órgãos parceiros, como o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap), Defesa Civil Estadual e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa).
“Essa é uma das metas que o Estado já cumpriu. A instalação das salas de situações é uma outra meta que também foi atingida. Agora precisamos nos reunir para debater metas não atingidas como a concessão da outorga para o uso da água em rios, entre outros pontos, para que o estado fique apto para receber esse recurso”, frisou.
Segundo o titular da Sema, Marcelo Creão, o funcionamento da concessão da outorga para o uso da água em barragens, hidrelétricas e em pisciculturas é uma das prioridades da Sema, além da finalização do plano estadual de recursos hídricos.}
“Com o plano preparado e instituído em lei nós conseguiremos uma diretriz para o longo dos anos para a gestão dos recursos dentro do estado do Amapá. Nossa intenção é concluir esse trabalho até o fim do ano”, concluiu.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!