Junho Verde: Governo do Estado apresenta experiência de empreendedorismo sustentável no setor madeireiro do Amapá
Ação é coordenada pela Sema e busca mostrar para a sociedade que é possível aliar desenvolvimento econômico e social às práticas sustentáveis.
Os participantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas na logística de transbordo das toras de madeira
No Junho Verde 2023, o Governo do Amapá compartilha experiências de empreendedorismo sustentável no estado. Na última segunda-feira, 12, a programação contou com uma visita orientada à sede da empresa TW Forest, que fica no município de Mazagão e atua no beneficiamento por meio do manejo florestal sustentável.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e busca mostrar para a sociedade amapaense que é possível aliar desenvolvimento econômico e social às práticas sustentáveis. A visita contou com a presença de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).
Os participantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas na logística de transbordo das toras de madeira até o porto da indústria, além de todas as etapas do processo de beneficiamento até o empacotamento do produto final para a exportação. A empresa utiliza um conjunto de técnicas de exploração de baixo impacto ambiental, reproduzindo o ciclo natural da floresta, mantendo-a em pé. Por meio da ação de manejo, a intenção é manter o ecossistema florestal dentro de seu equilíbrio natural e sua dinâmica de regeneração.
A TW atua no Amapá desde 2016, atendendo aos mercados interno e externo, com a entrega de madeira legalizada e certificada. Para o encarregado de certificação da empresa,Romerson Dias, a visita orientada é uma oportunidade de expor para a sociedade o trabalho que vem sendo desenvolvido.
“Mostramos que o trabalho que é feito na floresta obedece ao processo legal e proporciona a geração de emprego e renda, atualmente são mais de 300 empregos diretos”, disse.
O engenheiro Florestal da Coordenadoria de Gestão de Recursos Florestais da Sema, Fábio Gonçalves, destacou que o momento é muito importante para os órgãos ambientais e a sociedade civil conhecerem os processos de manejo sustentável da floresta.
“Com discussões relacionadas a medidas sustentáveis para explorar os recursos naturais, pretende-se atender o que propõe a temática do Junho Verde desse ano, que tem como foco a educação ambiental, buscando fornecer informações para a sociedade das atividades desenvolvidas aqui no estado com responsabilidade social e ambiental”, disse Fábio.
A visita realizada na manhã desta segunda-feira, 12, foi a primeira de uma sequência de três dias, nos quais se pretende explorar os serviços da empresa acerca das informações pertinentes ao cotidiano da etapa industrial, assim como os processos, produtos e serviços desenvolvidos pelo empreendimento.
Junho Verde 2023
Com o tema ‘Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento’, o Junho Verde 2023 traz ações para envolver os amapaenses no debate sobre as questões ambientais, estimulando a reflexão sobre a importância da participação de todos no processo de desenvolvimento sustentável.
A ação segue até o dia 29 de junho, com blitz ambientais, distribuição de mudas, ação social com atendimentos de saúde na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha e mutirão de limpeza na APA do Curiaú, entre outras atividades.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!