Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Junho Verde: Governo do Estado apresenta experiência de empreendedorismo sustentável no setor madeireiro do Amapá

Ação é coordenada pela Sema e busca mostrar para a sociedade que é possível aliar desenvolvimento econômico e social às práticas sustentáveis.

Por Cristiane Nascimento
12/06/2023 17h06

Os participantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas na logística de transbordo das toras de madeira Os participantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas na logística de transbordo das toras de madeira

No Junho Verde 2023, o Governo do Amapá compartilha experiências de empreendedorismo sustentável no estado. Na última segunda-feira, 12, a programação contou com uma visita orientada à sede da empresa TW Forest, que fica no município de Mazagão e atua no beneficiamento por meio do manejo florestal sustentável. 

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e busca mostrar para a sociedade amapaense que é possível aliar desenvolvimento econômico e social às práticas sustentáveis. A visita contou com a presença de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

Os participantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas na logística de transbordo das toras de madeira até o porto da indústria, além de todas as etapas do processo de beneficiamento até o empacotamento do produto final para a exportação. A empresa utiliza um conjunto de técnicas de exploração de baixo impacto ambiental, reproduzindo o ciclo natural da floresta, mantendo-a em pé. Por meio da ação de manejo, a intenção é manter o ecossistema florestal dentro de seu equilíbrio natural e sua dinâmica de regeneração.

A TW atua no Amapá desde 2016, atendendo aos mercados interno e externo, com a entrega de madeira legalizada e certificada. Para o encarregado de certificação da empresa,Romerson Dias, a visita orientada é uma oportunidade de expor para a sociedade o trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Mostramos que o trabalho que é feito na floresta obedece ao processo legal e proporciona a geração de emprego e renda, atualmente são mais de 300 empregos diretos”, disse.

O engenheiro Florestal da Coordenadoria de Gestão de Recursos Florestais da Sema, Fábio Gonçalves, destacou que o momento é muito importante para os órgãos ambientais e a sociedade civil conhecerem os processos de manejo sustentável da floresta.

“Com discussões relacionadas a medidas sustentáveis para explorar os recursos naturais, pretende-se atender o que propõe a temática do Junho Verde desse ano, que tem como foco a educação ambiental, buscando fornecer informações para a sociedade das atividades desenvolvidas aqui no estado com responsabilidade social e ambiental”, disse Fábio.

A visita realizada na manhã desta segunda-feira, 12, foi a primeira de uma sequência de três dias, nos quais se pretende explorar os serviços da empresa acerca das informações pertinentes ao cotidiano da etapa industrial, assim como os processos, produtos e serviços desenvolvidos pelo empreendimento.

Junho Verde 2023

Com o tema ‘Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento’, o Junho Verde 2023 traz ações para envolver os amapaenses no debate sobre as questões ambientais, estimulando a reflexão sobre a importância da participação de todos no processo de desenvolvimento sustentável.

A ação segue até o dia 29 de junho, com blitz ambientais, distribuição de mudas, ação social com atendimentos de saúde na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha e mutirão de limpeza na APA do Curiaú, entre outras atividades.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!