Governo do Amapá debate bioeconomia e produção no 3ª Encontro dos Secretários de Agricultura da Amazônia Legal
Reunião está integrada ao 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que acontece até esta sexta-feira, 16, em Cuiabá-MT.
Encontro abriu o fórum que reúne representantes de nove estados
Como parte das reuniões paralelas e estratégicas do 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que iniciou nesta quarta-feira, 14, em Cuiabá-MT, o representante do Governo do Amapá debateu o setor produtivo no 3ª Encontro dos Secretários de Agricultura da Amazônia Legal.
O encontro, que abriu o fórum, reuniu temas comuns dos nove estados que integram o bloco e ampliou as discussões sobre arranjos produtivos de SAFs e cadeias da bioeconomia, com potencial de escalabilidade, além da extensão rural.
O secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), Kelson Vaz, destacou que o estado necessita está inserido em todas as vertentes apresentadas durante o fórum.
“Aqui organizamos e alinhamos demandas comuns dos estados da Amazônia Legal e ainda incluímos a parte que cabe ao Governo Federal. É um evento importantíssimo onde podemos ter resultados relevantes para a agricultura do Amapá e da região”, evidenciou.
As atividades também abordaram assuntos, como a criação das câmaras setoriais de Agricultura e Economia Verde, e Cultural, além da composição dos novos conselheiros fiscais, com debates sobre a autonomia do setor primário na Amazônia.
União setorial
Durante as discussões, os secretários buscaram alinhar ações junto ao Governo Federal, reunindo direto com os presidentes dos Instituto de Terra da Amazônia Legal e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no qual foi evidenciado a ampliação da relação entre os institutos de terras da União com os órgãos estaduais.
A participação dos secretários do setor primário encerrou com apresentações sobre geopolítica mundial e seus impactos e possibilidades sobre a Amazônia brasileira. Como também, a elaboração de pontos que contribuam para a Cúpula da Amazônia.
Além do Amapá, participam do evento os estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!