Inscrições para Enem 2023 encerram nesta sexta-feira; saiba como se inscrever
O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.
As inscrições encerram às 23h59 desta sexta-feira
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 encerram nesta sexta-feira, 16. A avaliação é usada no processo seletivo de mais de mil instituições de ensino superior do país e está marcada para acontecer nos dias 5 e 12 de novembro deste ano.
O formulário de inscrição pode ser encontrado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para participar do certame, o estudante precisa informar dados de identificação e responder a um questionário socioeconômico. Durante a inscrição, o participante também deve escolher a cidade em que pretende realizar a prova e a língua estrangeira de sua preferência.
O prazo para solicitar atendimento especializado durante a aplicação do Enem também encerra nesta sexta-feira. Têm direito ao benefício os estudantes com algum tipo de deficiência visual, física, intelectual ou surdez. Os estudantes idosos, gestantes ou lactantes também têm direito ao atendimento especializado durante a prova.
Os recursos disponibilizados para os estudantes com necessidades especiais incluem materiais gráficos adaptados, liberação de aparelhos auditivos e uma videoprova na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Taxa de inscrição
Para confirmar a inscrição, o estudante deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 21 de junho. Os alunos do ensino médio da rede pública de ensino do Amapá puderam solicitar a isenção do pagamento desta taxa durante o mês de abril, antes do início das inscrições.
Enem
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes na etapa final da educação básica. Em dois dias de prova, os inscritos devem responder 180 questões de várias áreas do conhecimento, além de redigir uma dissertação-argumentativa.
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Enem se tornou o principal método de entrada para a educação superior no Brasil. Em 2022, mais de 3 milhões de estudantes participaram da avaliação.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!