Amapá conhece experiências do Mato Grosso para aprimorar gestão ambiental
Com auxílio de sistemas operacionais, em 2022, o estado da região Centro-Oeste foi o que mais realizou fiscalizações ambientais em todo o Brasil.
Gestores do Amapá conhecem as tecnologias que auxiliam os trabalhos de fiscalização em Mato Grosso
Na última quarta-feira, 14, gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá (Sema) conheceram a experiência de Mato Grosso na gestão ambiental. Com ajuda de sistemas operacionais, o estado foi o que mais realizou fiscalizações em 2022, de acordo com o Relatório Anual de Desenvolvimento no Brasil (RAD), com 74,3% das áreas com alertas de desmatamento fiscalizadas pelas equipes em campo ou de forma remota.
Os gestores da Sema foram recepcionados pelo secretário-executivo de Meio Ambiente de Mato Grosso, Alex Marega, que apresentou detalhes sobre a infraestrutura utilizada para a execução das atividades. O Governo de Mato Grosso conta com mais de 50 sistemas para facilitar trabalhos como os de licenciamento, fiscalização e monitoramento de alertas de desmatamento, no qual o estado é referência.
Na avaliação da secretária de Meio Ambiente do Amapá, Taisa Mendonça, esse compartilhamento de experiências traz grande contribuição para a gestão local.
"É uma experiência que tem dado um resultado muito positivo para o avanço das questões ambientais em Mato Grosso, nos ajuda na consolidação de atividades mais embasadas e eficientes", disse Taisa.
Segundo o analista ambiental Roberto Passos, o planejamento das operações e o uso estratégico de imagens de satélite de alta resolução são os diferenciais do Mato Grosso no combate ao desmatamento ilegal, por meio da Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento (GPFCD).
“A gerência centraliza a gestão de dados, realiza o tratamento dos alertas, identifica as prioridades e distribui as equipes de fiscalização em campo e remotamente. Dessa forma, conseguimos abranger praticamente todo o estado para responder de forma ágil a um grande número de alertas”, explicou Roberto.
Durante a visita, também foi apresentado o sistema utilizado pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem sido otimizado para melhorar o registro e monitoramento das propriedades rurais. Outros sistemas apresentados foram os de licenciamento ambiental, como o de emissão de Licença por Adesão e Compromisso (LAC) e de Outorga de Recursos Hídricos. Além disso, ocorreram discussões sobre possíveis parcerias e cooperação entre os dois estados na área ambiental.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!